Três jesuítas serão ordenados padres no domingo

Ordenação sacerdotal de António Pamplona, João Sarmento e Nelson Faria decorrerá na Sé Nova de Coimbra, às 15h. Como terá um acesso restrito, será transmitida em direto no Ponto SJ.

Três jesuítas vão ser ordenados sacerdotes no próximo domingo, dia 5, às 15h00, na Sé Nova de Coimbra. Os diáconos António Pamplona, João Sarmento e Nelson Faria serão ordenados numa celebração que será presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e que contará, pela primeira vez, com o novo Provincial dos Jesuítas, P. Miguel Almeida, sj.

Dado o contexto de pandemia que estamos a viver, esta eucaristia terá um acesso restrito, contando apenas com familiares, companheiros e amigos mais próximos dos ordenandos. Contudo, garantem os futuros sacerdotes, a celebração terá um significado igualmente profundo e será uma forma de mostrar que querem estar ao serviço da Igreja e do mundo em todas as circunstâncias.

Também o Provincial dos Jesuítas sublinha a importância de não alterar a data prevista da ordenação, mesmo sem a possibilidade de reunir todos num momento de confraternização. “Seria uma grande contradição não haver ordenação só por que não pode haver festa. É ao contrário. Assim ainda se sublinha mais que estão a ser ordenados para todos, principalmente para aqueles para quem a vida nem sempre é uma festa”.

“Seria uma grande contradição não haver ordenação só por que não pode haver festa. É ao contrário. Assim ainda se sublinha mais que estão a ser ordenados para todos, principalmente para aqueles para quem a vida nem sempre é uma festa”. – P. Miguel Almeida, sj

Dada a importância pastoral deste momento para a Companhia de Jesus e toda a comunidade inaciana, a celebração será transmitida nos canais de Facebook e Youtube do Ponto SJ, para que, mesmo à distância, possam fazer-se presentes e acompanhar esta ordenação em oração.

António Pamplona tem 37 anos e é do Porto. Entrou na Companhia de Jesus em 2009, no Noviciado, em Coimbra, tendo feito os seus estudos de Filosofia e Teologia entre Braga, Roma e Paris. O seu tempo de magistério foi passado no Colégio São João de Brito, em Lisboa. Foi ordenado diácono no ano passado em Roma. Atualmente, está a estudar no Centro Sèvres, em Paris.

Para António, o momento presente exprime-se da seguinte forma: “Experimento a imensa misericórdia de Deus nos meus próprios limites. O momento em que a riqueza de Deus enche a minha própria pobreza.

João Sarmento tem 32 anos e nasceu no Porto. Entrou para a Companhia de Jesus em 2008, depois de ter passado pelos estudos artísticos na Escola Soares dos Reis, no Porto. Depois de dois anos de Noviciado, tirou o curso de Filosofia em Braga e fez três anos Magistério a estudar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde terminou o curso de Escultura, e colaborando no Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola (CREU-IL). Seguiram-se três anos de estudos teológicos entre Roma e Madrid. Foi ordenado diácono no ano passado, em Madrid. Atualmente, pertence à Comunidade da Brotéria, colaborando com o centro cultural dos jesuítas no Chiado, e está a completar o mestrado em estudos de Teologia na Universidade Católica Portuguesa.

João Sarmento descreve assim o momento que está prestes a viver: “Ser ordenado é receber o espírito para este ofício de trazer consolação espiritual e estar cada vez mais disponível para servir através do altar, da palavra, do Evangelho e do Pão.”

Nelson Faria tem 37 anos e é de Lisboa. Estudou Direito até entrar na Companhia em 2009. Fez o Noviciado em Coimbra, depois esteve em Braga, na Comunidade Pedro Arrupe, onde estudou Filosofia. Seguiram-se dois anos de Magistério no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, e depois os estudos de Teologia em Madrid e Paris. Foi ordenado diácono no ano passado em Madrid e atualmente completa a formação teológica no Centro Sèvres, em Paris.

Nelson Faria acredita que a sua missão como padre jesuíta será “colaborar com Deus no ofício de consolar. Ser um ponto de passagem entre Deus e a pessoa. Não ter medo de ser um lugar transitório.

 

Conheça melhor o António, o João e o Nelson, através dos vídeos: