Ponto de Escuta: 50 pessoas já pediram para ser escutadas

Serviço da Companhia de Jesus é gratuito, confidencial, não especializado e prestado por voluntários que procuram escutar quem se sinta mais angustiado e desorientado.

Em menos de quinze dias, o Ponto de Escuta recebeu 50 pedidos de atendimento por parte de pessoas que precisavam de conversar e ser escutadas. Este serviço da Companhia de Jesus, dirigido a quem se sinta sozinho, desorientado e desanimado, é gratuito, confidencial e prestado por voluntários que conversam por telefone com quem o desejar. Está disponível no Ponto SJ (portal dos Jesuítas em Portugal) um formulário onde as pessoas se podem inscrever para que seja agendado o momento da escuta. (pontosj/ponto-de-escuta).

Os pedidos de atendimento chegaram de todo o país, a maioria da parte de mulheres, e foram agendados em menos de 24 horas pelos voluntários que integram o projeto. A grande maioria das pessoas que foram escutadas e avaliaram esse momento de escuta (94,1%) afirmaram que se sentiram muito bem escutados/acolhidos, sendo que muitos (94,2%) sentiram vontade de agendar um novo momento de escuta.

Esta iniciativa surge da consciência de que este tempo de pandemia está a causar muito sofrimento e angústia aos portugueses, sendo de esperar um agravamento deste mau estar com o período de confinamento que atravessamos. Ana Sofia Marques, coordenadora provincial do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis (SPC) da Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ) sublinha ainda que, “numa altura em que grande parte das Obras da PPCJ se fecharam neste esforço nacional de combate à pandemia, os menores e adultos vulneráveis que servem continuam a precisar de um olhar atento e protetor por quem os recebia e conseguia ler no seu rosto se tudo estava (ou não) bem.” Paralelamente, entendeu-se que seria importante lançar um serviço de apoio à comunidade. Como afirma a responsável por este serviço, “escutar é pôr-me no lugar do outro, é estar inteiro naquele momento de escuta para o outro, é ser luz(inha), é proteger e CUIDAR”.

Este serviço é dirigido a todos os que sintam necessidade de um espaço de conversa e escuta, bastando, para isso, que se inscrevam no Ponto SJ. Não sendo um espaço de apoio espiritual, também será possível agendar esse encontro, com um jesuíta, se for solicitado, tal como já aconteceu em 12 situações. Sublinha-se ainda que o Ponto de Escuta não é um espaço de apoio técnico, psicológico ou terapêutico. No entanto, para quem precisar desse tipo de apoio, os voluntários poderão encaminhar para serviços disponíveis na comunidade.

Os voluntários para escutar tiveram uma formação breve de 2 horas para poderem responder, da melhor forma, ao desafio. Muitos voluntários têm formação e experiência nesta área, mas todos têm, em comum, o desejo de ajudar. São neste momento 52.

O Ponto de Escuta (aceda aqui) é um serviço integrado no Ponto de Abastecimento, espaço que reúne as várias propostas dos Jesuítas para este tempo de confinamento. Entre as iniciativas disponibilizadas no Ponto SJ estão também propostas de oração, de reflexão e sugestões de lazer. Os jesuítas retomaram também a transmissão online da eucaristia diária e dominical.