Serviço de Proteção e Cuidado

Província Portuguesa da Companhia de Jesus

 

Missão do Serviço de Proteção e Cuidado
W

Avaliar e reforçar as boas práticas de proteção e cuidado nos espaços e atividades das Obras, identificando e tratando também o que seja desadequado ou possa configurar situação de maus-tratos.

W

Detetar e dar resposta a outras situações de maus-tratos que ocorram nos demais contextos de vida (nomeadamente o contexto familiar) das crianças, jovens e adultos vulneráveis que as Obras acompanham.

Coordenadora Provincial

Sofia Marques, jurista, envolvida, desde 2017, na construção e implementação do SPC nas Obras jesuítas e inacianas: [email protected] – 969 009 810

Obras e delegados

Cada Obra tem nomeado um Delegado SPC. A lista de Obras e Delegados pode ser consultada aqui.

Relatórios atividades

Pode consultar aqui o último Relatórios de Atividades do SPC.

Manual SPC

O Manual do Serviço de Proteção e Cuidado, que desenvolve e estrutura do SPC, pode ser lido aqui.

Oração do Cuidador

Oração do Cuidador, escrita pelo Pe. José Maria Brito Sj.

Serviço de Escuta

Destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de qualquer forma de mau-trato, seja ele físico, psicológico, sexual ou espiritual, em Obras da Companhia de Jesus, em Portugal, cometidos por jesuítas, colaboradores, funcionários ou voluntários, independentemente da data dos factos.

Documentos de prestação de contas

Global Safeguarding Audit

novembro 2022

Relatório de Avaliação Intercalar – Porticus

Relatório SPC

01 jan 2021 – 31 dez 2022

Comunicado

setembro 2022

Comunicado

fevereiro 2023

Parceiros

Notícias

Até já, amigo e companheiro de missão

Ponto SJ | 22.04.2024

É com enorme pesar e consternação, mas também com imensa gratidão por tanto bem recebido através da sua vida, que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus informa que morreu esta tarde o P. José Maria Brito. Aos 48 anos, o P. José Maria estava na comunidade de Évora, onde sofreu no domingo um AVC despoletado por vários tumores que desconhecia.

Proteção de Menores: Compensações financeiras às vítimas de abuso são um «passo significativo na História da Igreja no sentido da reparação»

Agência Ecclesia | 14.04.2024

A presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas para a Proteção de Menores afirmou que toda a sociedade precisa de definir “linhas comuns de atuação” contra os abusos sexuais e valoriza a decisão das compensações financeiras.

PROTEGER A LAS PERSONAS: UNA CUESTIÓN SOCIAL QUE TAMBIÉN AFECTA A LA ESPIRITUALIDAD

Jesuits Global | 25.03.2024

La primera reunión presencial de los delegados y equipos de protección de las Conferencias tuvo lugar en Roma del 11 al 14 de marzo de 2024. Las seis Conferencias estuvieron representadas por la Sra. Lucy Monari (JCAM), la Sra. Julie Ashby-Ellis (JCEP), Larry Yévenes SJ (CPAL), la Sra. Kristin Austin (JCCU), Konrad Noronha SJ y Ravi Sagar SJ (JCSA) y Simon Davies (JCAP).

A felicidade na escola

Observador | 26.11.2023

No lugar de colocarem à frente de tudo mobilidade, salários ou condições de trabalho, o bem-estar dos professores na escola depende, sobretudo, da sua relação com os colegas e com os alunos.

“Pedir perdón ahora a las víctimas puede resultar tarde, insuficiente, incoherente e hiriente”

Vida Nueva | 22.11.2023

Tras conocerse la condena del franciscano Javier Garrido por abusos de poder, conciencia y sexuales a dos consagradas que implica dejar “todo ejercicio ministerial y pastoral”, el provincial de la Provincia de Arantzazu, Joxe Mari Arregi, comparte con ‘Vida Nueva’ cómo ha vivido todo el proceso hasta la sentencia definitiva del Tribunal de la Rota. 

Escutar e cuidar: balanço de dois anos do Serviço de Escuta

Sofia Marques | 18.11.2023

Vamos continuar a percorrer este caminho, de coração aberto, com humildade e esperança, levando-O, através da nossa escuta e cuidado, ao encontro dos mais “pequeninos”. E vamos fazê-lo juntos e em Igreja. É este o nosso compromisso.

Igreja/Portugal: Dioceses têm novo «guia de boas práticas» para casos de abusos sexuais

Ecclesia | 16.11.2023

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sublinha necessidade de «uniformizar procedimentos e garantir a adequada articulação»

Igreja/Portugal: Conferência Episcopal debate situação social e proteção de menores

Ecclesia | 12.11.2023

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se entre segunda e quinta-feira, em Fátima, para a sua 208.ª Assembleia Plenária, que vai abordar a “situação social” do país, entre outros temas.

"Hubo hermanas que apoyaron el sistema de abuso de nuestro fundador"

Religión Digital | 13.11.2023

“Causa miedo que ahora se publique algo así sobre nuestro fundador. Pero me alegro de que nuestro diálogo también haya dado frutos allí. Al abordar el sufrimiento y la injusticia que nos ha sucedido, también queremos fortalecer a nuestras hermanas en todas nuestras ramas para nombrar este tema y abordarlo”