Serviço de Proteção e Cuidado
Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Avaliar e reforçar as boas práticas de proteção e cuidado nos espaços e atividades das Obras, identificando e tratando também o que seja desadequado ou possa configurar situação de maus-tratos.
Detetar e dar resposta a outras situações de maus-tratos que ocorram nos demais contextos de vida (nomeadamente o contexto familiar) das crianças, jovens e adultos vulneráveis que as Obras acompanham.
Coordenadora Provincial
Sofia Marques, jurista, envolvida, desde 2017, na construção e implementação do SPC nas Obras jesuítas e inacianas: [email protected] – 969 009 810
Obras e delegados
Cada Obra tem nomeado um Delegado SPC. A lista de Obras e Delegados pode ser consultada aqui.
Relatórios atividades
Pode consultar aqui o último Relatórios de Atividades do SPC.
Oração do Cuidador
Oração do Cuidador, escrita pelo Pe. José Maria Brito Sj.
Manual SPC
O Manual do Serviço de Proteção e Cuidado, que desenvolve e estrutura do SPC, pode ser lido aqui.
Serviço de Escuta
Destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de qualquer forma de mau-trato, seja ele físico, psicológico, sexual ou espiritual, em Obras da Companhia de Jesus, em Portugal, cometidos por jesuítas, colaboradores, funcionários ou voluntários, independentemente da data dos factos.
Compensações financeiras
A Província Portuguesa da Companhia de Jesus adota o ‘Regulamento sobre as Compensações Financeiras às Vítimas de Abusos Sexuais ocorridos no Contexto da Igreja Católica em Portugal’.
Consulte o regulamento aqui.
Documentos de prestação de contas
Global Safeguarding Audit
novembro 2022
Relatório de Avaliação Intercalar – Porticus
Relatório SPC
01 jan 2021 – 31 dez 2022
Comunicado
setembro 2022
Comunicado
fevereiro 2023
Notícias
Para consultar os artigos do Ponto SJ sobre violência sexual, no contexto da Igreja Católica, carregue aqui.
Nota à imprensa: Publicação do regulamento sobre compensações financeiras às vítimas de abusos sexuais
Conferência Episcopal Portuguesa | 25.07.2024
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) aprovaram, por unanimidade, em abril passado, a atribuição de compensações financeiras a vítimas de abusos sexuais, sejam crianças ou adultos vulneráveis, ocorridos no contexto da Igreja Católica em Portugal.
Vítimas de abusos e padres unem-se para propor novas leis de proteção de menores na Igreja
Sete Margens | 17.06.2024
É uma parceria inédita: pela primeira vez, uma rede global que representa sobreviventes de abusos sexuais no seio da Igreja Católica em todo o mundo está a unir forças com alguns dos maiores especialistas em proteção de menores dentro da própria Igreja. Em conjunto, começaram já a desenvolver uma proposta de novas regras a implementar na instituição para que a “tolerância zero” anunciada pelo Papa Francisco se torne, verdadeira e definitivamente, uma realidade.
Até já, amigo e companheiro de missão
Ponto SJ | 22.04.2024
É com enorme pesar e consternação, mas também com imensa gratidão por tanto bem recebido através da sua vida, que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus informa que morreu esta tarde o P. José Maria Brito. Aos 48 anos, o P. José Maria estava na comunidade de Évora, onde sofreu no domingo um AVC despoletado por vários tumores que desconhecia.
PROTEGER A LAS PERSONAS: UNA CUESTIÓN SOCIAL QUE TAMBIÉN AFECTA A LA ESPIRITUALIDAD
Jesuits Global | 25.03.2024
La primera reunión presencial de los delegados y equipos de protección de las Conferencias tuvo lugar en Roma del 11 al 14 de marzo de 2024. Las seis Conferencias estuvieron representadas por la Sra. Lucy Monari (JCAM), la Sra. Julie Ashby-Ellis (JCEP), Larry Yévenes SJ (CPAL), la Sra. Kristin Austin (JCCU), Konrad Noronha SJ y Ravi Sagar SJ (JCSA) y Simon Davies (JCAP).
A felicidade na escola
Observador | 26.11.2023
No lugar de colocarem à frente de tudo mobilidade, salários ou condições de trabalho, o bem-estar dos professores na escola depende, sobretudo, da sua relação com os colegas e com os alunos.
“Pedir perdón ahora a las víctimas puede resultar tarde, insuficiente, incoherente e hiriente”
Vida Nueva | 22.11.2023
Tras conocerse la condena del franciscano Javier Garrido por abusos de poder, conciencia y sexuales a dos consagradas que implica dejar “todo ejercicio ministerial y pastoral”, el provincial de la Provincia de Arantzazu, Joxe Mari Arregi, comparte con ‘Vida Nueva’ cómo ha vivido todo el proceso hasta la sentencia definitiva del Tribunal de la Rota.
Escutar e cuidar: balanço de dois anos do Serviço de Escuta
Sofia Marques | 18.11.2023
Vamos continuar a percorrer este caminho, de coração aberto, com humildade e esperança, levando-O, através da nossa escuta e cuidado, ao encontro dos mais “pequeninos”. E vamos fazê-lo juntos e em Igreja. É este o nosso compromisso.