Uma reunião com jovens pescadores

No passado dia 7 de junho, teve lugar o segundo encontro focus group com um grupo de jovens pescadores de Praia Melão, em resultado da definição de uma nova linha de intervenção – a de acompanhar, mais de perto, os pescadores mais jovens desta comunidade, com o objetivo de identificarmos as suas necessidades, os seus … Saber mais

No passado dia 7 de junho, teve lugar o segundo encontro focus group com um grupo de jovens pescadores de Praia Melão, em resultado da definição de uma nova linha de intervenção – a de acompanhar, mais de perto, os pescadores mais jovens desta comunidade, com o objetivo de identificarmos as suas necessidades, os seus problemas, as suas aspirações.
O encontro contou com a participação de nove pescadores e foi desenvolvido em torno de duas dinâmicas, nomeadamente “O Mural do Pescador” e “As Imagens”. Com a primeira, foi pedido aos pescadores para se descreverem, desenhando ou escrevendo algo sobre as suas vidas (enquanto pescadores, pais, amigos, indivíduos…) numa mesma folha de papel de cenário. Com este exercício, concluiu-se que todos os participantes têm gosto pelo seu trabalho – gostam do “desafio, [do] espanto, [de] dominar rápido a pesca”, da diversão e da possibilidade de sustentarem as suas famílias; e que, entre outras coisas, têm interesse pela música, pela dança, pela exploração da ilha e pelo futebol; e, no futuro, têm o objetivo de serem donos dos seus próprios carro e canoa a motor.  Já com a segunda dinâmica, na qual se pediu a cada um dos participantes para escolher uma imagem de entre as várias que haviam sido espalhadas em cima de uma secretária e que representavam vários aspetos da vida, do dia-a-dia de uma pessoa (reunir a família, ouvir música, ir à pesca, cultivar uma horta, surfar…), teve, então, lugar uma boa discussão sobre a importância do trabalho de equipa e a entreajuda, sobretudo em momentos menos bons; sobre o gosto de brincar com os filhos e reunir a família “à volta da mesa”; sobre o planeamento do futuro, para se conseguir ter uma casa, formar uma família e, para ela, providenciar; sobre as dificuldades de fazer crescer os seus rendimentos e as suas poupanças; e, ainda, da necessidade de fazer a ponte entre os jovens, que querem aprender novas técnicas de pesca ou de reparação das canoas, e os adultos, que as poderão querer ensinar. Por tudo isto, esta reunião foi determinante para o alinhamento do trabalho que, enquanto LD, se tem vindo a desenvolver com os jovens pescadores de Praia Melão.

Esta atividade é financiada pelo Instituto Camões, no âmbito do projeto: “Praia Melão – Desenvolvimento Local através do trabalho integrado“.

Jornalista: Gonçalo Mendes, missionário dos Leigos para o Desenvolvimento em Praia Melão, São Tomé e Príncipe.