Serviço de Proteção
e Cuidado de Menores
e Adultos Vulneráveis
Os Leigos para o Desenvolvimento (LD) têm em vigor desde o Verão 2018 um “Serviço de Proteção e Cuidado de menores e adultos vulneráveis” (SPC).
O objetivo do Sistema SPC é, por um lado, avaliar e reforçar as boas práticas de proteção e cuidado nos espaços e atividades dos LD, identificando e tratando também o que seja desadequado ou possa configurar situação de maus tratos; e, por outro, detetar e dar resposta a outras situações de maus tratos que ocorram nos demais contextos de vida (nomeadamente o contexto familiar) dos menores e adultos vulneráveis que os LD acompanham.
Com o Serviço SPC, os LD comprometem-se com:
- O especial cuidado e proteção de todos os menores e adultos vulneráveis, como parte integral da missão da Igreja no mundo e tendo como valor supremo a sua dignidade e o seu superior interesse.
- O estabelecimento de comunidades com um ambiente acolhedor e seguro, a fim de promover o seu bem-estar e desenvolvimento físico, emocional, social e espiritual.
- A cuidadosa seleção e formação de todos os agentes nos seus ministérios humanos e/ou espirituais, sejam eles jesuítas ou leigos, colaboradores ou voluntários regulares ou pontuais, numa lógica de responsabilização, profissionalismo e crescimento de todos.
- A atenção e resposta atempada e adequada a todas as questões, suspeitas e denúncias que surjam, sejam elas referentes a práticas dentro ou fora das nossas obras.
- A disseminação pública e melhoria contínua de boas práticas no trabalho com menores e adultos vulneráveis, envolvendo a participação dos próprios, famílias e a colaboração com instituições parceiras.
O Manual SPC, que desenvolve e estrutura o Sistema SPC, pode ser descarregado aqui.
O Delegado SPC dos Leigos para o Desenvolvimento, que pode ser contactado, para oferecer algum comentário ou sugestão, para falar de alguma suspeita ou para apresentar alguma queixa, é:
Nome: Marta Horta
Morada: Estrada da Torre 26, 1750-296 Lisboa
Email: [email protected]
Tlm: 934 705 923