Senhor, dá-nos loucos!

Sei que esta não é a forma mais convencional de começar testemunhos, mas esta é também uma oportunidade para partilhar o deslumbramento que vou sentindo em missão, em especial nesta reta final.

Ele É louco!

Sei que esta não é a forma mais convencional de começar testemunhos, mas esta é também uma oportunidade para partilhar o deslumbramento que vou sentindo em missão, em especial nesta reta final.

Ele É verdadeiramente louco! Diria até que O Louco! Aquele que aposta todas as fichas em cada um de nós! Que ama e conhece o nosso interior e que nos desafia a, também nós, vivermos com louca intensidade todos os dias das nossas vidas.

Antes de vir em missão lembro-me de rezar a oração “Senhor, dá-nos loucos”. Sentia em mim o desejo de a rezar muitas mais vezes e, hoje, fazendo a retrospetiva do ano em missão, continua a ser-me tão necessária.

Senhor, dá-nos loucos
que se comprometam a fundo,
que se esqueçam, que amem mais do que em palavras,
que se dêem pela verdade e até ao fim.

Precisamos de loucos,
de insensatos, de apaixonados,
capazes de saltar para a insegurança:
para o desconhecido, cada vez mais escancarado, da pobreza.

Precisamos de loucos do presente,
apaixonados pela vida simples,
amantes da paz,
decididos a nunca trair,
capazes de aceitar seja qual for a tarefa,
a partir para qualquer lado:
simultaneamente livres e obedientes,
espontâneos e tenazes,
afáveis e fortes.

Como é possível que Ele aposte todas as fichas em mim?! Uma e outra vez… sem hesitar!

Este ano tem sido transformador. Exigente. Bem exigente! Tenho desenvolvido uma série de competências que o bom Deus, no Seu plano super misterioso de Amor, tinha sonhado para mim. Neste momento quer-me em modo empreiteira e tenho passado os meus dias na obra de remodelação do Espaço Jovem do Bairro Branco da Missão da Caparica-Pragal.

Aqui tivemos a formação das “Oficinas de Talentos” e agora estamos na fase de montagem do “Hub Criativo”, espaço de encontro e formação especializada, para os jovens do Monte da Caparica e Pragal, e potencial incubadora de novos projetos criativos.

Este ano de missão não tem sido fácil, confesso. Mas é bom crescermos juntos, é bom viver comprometidos a fundo, a amarmos mais do que em palavras e darmo-nos pela Verdade até ao fim.

Ele É louco e o Seu plano de Amor é louco, o que faz com que tenhamos de ser loucos numa medida recalcadamente louca! Loucos no amar, no servir, no gastar a vida e os dons que Ele mesmo nos dá e que nos vai dando sempre que nos arriscamos, também nós, a apostar todas as fichas n’Ele.

Senhor, faz-nos loucos!

Sara Silva
Caparica-Pragal, 2020-2021