Aplicação de Questionários em Praia Melão

Comunidade LD em São Tomé e Príncipe, recebeu uma parceira da ATES-UCP (Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica do Porto)

No passado mês de fevereiro, a comunidade LD em São Tomé e Príncipe, recebeu no âmbito de uma parceria com ATES-UCP (Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica do Porto), a Vanessa Marcos, para construir um questionário Baseline que recolha informação sobre o estilo de vida das pessoas e a sua satisfação em relação ao território onde habitam. Durante esta visita, formaram-se inquiridores para a aplicação dos mesmos, alunos da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe e da Universidade de São Tomé e Príncipe – Faculdade de Ciências e Tecnologias.

Partindo de um questionário base construído pela ATES, começou-se o processo de formação de inquiridores que é constituído por várias etapas. Começando pelo conhecimento do território e divisão da comunidade por zonas, seguimos para a fase de instrução dos alunos para o processo de aplicação de questionários. Nesta etapa foi também possível fazer uma primeira avaliação da linguagem do questionário, garantindo que se enquadrava no contexto de Praia Melão.

Após esta primeira avaliação, partimos para o terreno com os alunos divididos por grupos e por zonas para realizar a primeira aplicação no território. Nesta fase, e através dos contributos dos alunos sobre o processo de inquirição (reação da comunidade, compreensão da linguagem, dificuldades, etc.) a ATES juntamente com os LD fizeram os ajustes necessários até terem uma versão final fechada, terminando assim a fase de formação e de construção dos questionários. O processo de aplicação dos questionários de aprofundamento de diagnóstico de Praia Melão começou no dia 11 de março e terminará em maio de 2025. Depois de terminado o processo de inquirição, a ATES-UCP realizará um relatório que permitirá aos LD ter uma base que lhes permita avaliar o impacto do seu trabalho nesta comunidade e devolver ao Grupo Comunitário de Praia Melão as preocupações que foram levantadas.

 

Este projeto é financiado pelo Camões I.P.

Jornalista: Beatriz Bernardo, missionária dos Leigos para o Desenvolvimento na Missão em Praia Melão, São Tomé e Príncipe.