Que Província vem o P. Geral visitar?

P. Arturo Sosa, Superior Geral dos Jesuítas, chega amanhã a Portugal para uma visita de cinco dias. Vem conhecer os jesuítas e comunidades inacianas e confirmar a Província na missão. Aqui fica o retrato da Companhia no nosso país.

P. Arturo Sosa, Superior Geral dos Jesuítas, chega amanhã a Portugal para uma visita de cinco dias. Vem conhecer os jesuítas e comunidades inacianas e confirmar a Província na missão. Aqui fica o retrato da Companhia no nosso país.

O P. Geral, Arturo Sosa, inicia amanhã a sua primeira visita à nossa Província. Ao longo de cinco dias, visitará algumas das principais comunidades jesuítas e obras inacianas do país, passando por Lisboa, Porto, Braga e Portimão. Esta visita insere-se na atividade habitual do P. Geral que se desloca regularmente às Províncias do mundo inteiro para conhecer os jesuítas e as comunidades inacianas. Este encontro é também uma forma de confirmar os jesuítas e os colaboradores na missão da Companhia.

O Superior Geral dos Jesuítas iniciará a sua visita no Algarve, mais concretamente, na Aldeia de São José de Alcalar, uma obra social da Paróquia da Mexilhoeira Grande que acolhe idosos que vivem numa espécie de bairro, em pequenas casas particulares e num ambiente comunitário. Atualmente, residem nesta resposta social inovadora criada pelo P. Domingos Monteiro da Costa, pároco da Mexilhoeira, cerca de 120 idosos. Depois deste primeiro contacto com a obra social dos jesuítas, o P. Arturo seguirá para Portimão, onde presidirá à missa do dia de São Francisco de Xavier na paróquia de Nossa Senhora do Amparo, confiada à Companhia de Jesus, seguindo-se depois um encontro informal com os paroquianos.

No dia seguinte, domingo, viajará para Lisboa onde almoçará no Colégio São João de Brito com alguns responsáveis pastorais e colaboradores da Província, seguindo-se depois uma visita à enfermaria para encontrar os jesuítas mais idosos e com a saúde mais fragilizada. Da parte da tarde, às 17h30, o P. Geral fará uma conferência, num registo informal, no auditório do Colégio, onde falará a toda a comunidade inaciana. Segue-se a missa na Igreja do Colégio, às 19h00.

Aldeia%20de%20S%C3%A3o%20Jos%C3%A9%20de%20Alcalar%20%C3%A9%20uma%20resposta%20social%20inovadora%20para%20os%20idosos%2C%20que%20vivem%20em%20comunidade%2C%20mas%20na%20sua%20pr%C3%B3pria%20casa.
Aldeia de São José de Alcalar é uma resposta social inovadora para os idosos, que vivem em comunidade, mas na sua própria casa.

Na segunda-feira, grande parte do dia será dedicado ao Colégio das Caldinhas, onde o P. Geral vai encontrar-se com toda a comunidade educativa, desde as crianças do pré-escolar até aos professores. No final do dia segue para Braga onde terá um encontro com os jesuítas em formação, na Comunidade Pedro Arrupe.

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, será o primeiro destino do penúltimo dia da visita. Aí será proferida uma conferência sobre a importância da academia e do ensino superior na missão da Companhia de Jesus. Da parte da tarde, será a vez de chegar ao Porto, onde celebrará missa na Igreja de Cedofeita às 19h, seguindo-se uma conferência na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no CREU.

Já na quarta-feira, o P. Geral regressa a Lisboa para visitar a Cúria Provincial, onde presidirá à Consulta (órgão consultivo do P. Provincial). À tarde reunir-se-á com os jesuítas na Brotéria e depois celebrará missa com os universitários no CUPAV, com quem jantar de seguida. No dia seguinte regressa a Roma.

Que província vai encontrar o P. Geral?

Atualmente, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus conta com 133 jesuítas, dos quais 96 são padres, 14 são irmãos e 23 estão ainda em formação. Os jesuítas dividem-se por 13 comunidades em Portugal, em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Covilhã, Pragal, Santo Tirso, Évora e Portimão. Há ainda jesuítas portugueses a estudar fora de Portugal e a residir noutras províncias, como Itália, Timor, Moçambique e Estados Unidos.

O setor da educação tem sido um dos mais relevantes no serviço apostólico da Província que conta agora com dois colégios, um em Lisboa (Colégio São João de Brito, com 1452 alunos) e outro em Santo Tirso (Colégio das Caldinhas, com 1413 alunos). Além do ensino pré-escolar, básico, secundário e profissional, a Companhia tem também a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, que integra o núcleo de Braga da Universidade Católica Portuguesa, onde estudam atualmente 1352 universitários.

Ainda no trabalho com os jovens, a Companhia dinamiza quatro centros universitários, em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, onde se oferece uma forte programação pastoral para os universitários, bem como um espaço para estudar e acompanhamento espiritual de proximidade. Além das centenas de universitários ligados aos centros, no CUPAV, CREU, CAB e CUMN reúnem-se ainda outros grupos de jovens mais novos, como as GVX, e também de adultos ligados à espiritualidade inaciana, como os Círculos, as CVX, bem como grupos de voluntariado. À Companhia está ainda confiada a pastoral universitária da Arquidiocese de Évora, o que faz com que os jesuítas sejam também responsáveis pelo CASARÃO, centro universitário da cidade.

Missas%20de%20quarta-feira%20juntam%20muitos%20universit%C3%A1rios%20no%20CUPAV%20e%20nos%20outros%20centros%20universit%C3%A1rios%20da%20Companhia.
Missas de quarta-feira juntam muitos universitários no CUPAV e nos outros centros universitários da Companhia.

A Pastoral Juvenil da Província e a Pastoral Vocacional dinamizam ainda uma série de atividades com os jovens, contando, recentemente, com mais um espaço para desenvolver as suas propostas: a Casa de São José, em Cernache.

Entre os movimentos de campos de férias estão os Campinácios, os Gambozinos, o Camtil e Rabo de Peixe, que todos os anos animam muitas centenas de crianças e jovens durante os meses de verão.

Ao longo dos tempos, tem crescido também a presença dos jesuítas nas dioceses, concretamente através da gestão pastoral das paróquias. Atualmente, há paróquias confiadas à Companhia de Jesus em quatro dioceses: Guarda (paróquia de São Pedro, Covilhã), Lisboa (Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, Paróquia de São João Batista do Lumiar), Faro (Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Portimão, Paróquia de Odiáxere, Paróquia da Mexilhoeira Grande).

O Apostolado Social dos jesuítas tem também reforçado a sua presença no terreno, com obras/organizações da Companhia e outras de inspiração inaciana que fazem a sua intervenção na área social e da ecologia, trabalhando com populações vulneráveis como migrantes, idosos, reclusos, sem-abrigo, famílias com poucos recursos, em Portugal e no estrangeiro, impactando mais de 30 mil pessoas.

Os jesuítas gerem ainda várias publicações, como a centenária revista Brotéria, que este ano comemora 120 anos de existência e cuja marca se estende também ao centro cultural que abriu portas no Bairro Alto há quase três anos.

À Companhia está ainda confiada a Rede Mundial de Oração do Papa, que além da sua atividade espiritual em todo o país e, de modo especial, na internet através da plataforma click-to-pray e do passo-a-rezar, tem a gestão da editorial A.O.”

Para a prática dos Exercícios Espirituais, legado espiritual de Santo Inácio, a Província conta atualmente com três casas de retiro: Casa de Exercícios de Santo Inácio (Rodízio, Sintra); Casa da Torre (Soutelo, Vila Verde), Casa de Santo Afonso (Cernache).

Casa%20da%20Torre%2C%20em%20Soutelo%2C%20disponibiliza%20turnos%20de%20Exerc%C3%ADcios%20Espirituais
Casa da Torre, em Soutelo, disponibiliza turnos de Exercícios Espirituais

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.