Passos de contrição

No arranque da semana que reunirá em Roma os responsáveis da Igreja para abordar o tema dos abusos sexuais, o Passo a Rezar e o Ponto SJ propõem aos crentes uma oração especial pelas vítimas deste flagelo e pela conversão da Igreja.

No arranque da semana que reunirá em Roma os responsáveis da Igreja para abordar o tema dos abusos sexuais, o Passo a Rezar e o Ponto SJ propõem aos crentes uma oração especial pelas vítimas deste flagelo e pela conversão da Igreja.

“Passos de contrição” é uma proposta especial de oração lançada pelo Passo-a-rezar e o Ponto SJ na semana em que arranca no Vaticano um encontro do Papa com os presidentes das conferências episcopais para abordar o tema dos abusos sexuais.

Nesta oração, propõe-se que cada cristão possa tocar o sofrimento dos que foram vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência por parte de sacerdotes e religiosos e que possa rezar para que a Igreja seja capaz de encontrar as melhores formas de reparar estes pecados e feridas, num caminho de verdade e transparência, atuando também de forma a que não voltem a repetir-se.

Esta oração de penitência e apelo à conversão ganha maior pertinência pois neste encontro promovido pelo Papa procurar-se-á dar aos bispos uma noção mais profunda do problema, sublinhando o sofrimento que os abusos acarretam para as vítimas, as suas famílias, a Igreja enquanto instituição e a sociedade em geral. Mas “Passos de contrição” pretende também ser uma oração em que todos, enquanto Igreja, se sintam responsabilizados e interpelados a estar mais atento a estas situações.

Esta proposta especial de oração, cuja duração são 14 minutos, tem como textos condutores a “Carta ao povo de Deus”, dirigida pelo Papa Francisco a todos os crentes, em agosto, bem como o Evangelho de São Mateus em que Jesus fala das crianças. Foi escrita por Pedro Gil e tem como leitores Paulo Nogueira (pontos) e Rita Nascimento (texto bíblico).

O Passo-a-Rezar é uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, uma obra da Companhia de Jesus, que disponibiliza diariamente, em várias plataformas, um ficheiro audio de oração que pode ser descarregado para os dispositivos móveis. Além dos Passos Diários, produz, pontualmente, propostas de oração especiais.

Oiça aqui o ficheiro audio.

Nem um sprint nem uma maratona – fique a conhecer o que vai poder ler no Ponto SJ sobre este tema.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.