Jesuítas organizam encontro sobre Espiritualidade Inaciana

A 13.ª edição da Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana (SEEI) será dedicada ao tema "Ver novas todas as coisas em Cristo", a propósito do Ano Inaciano. SEEI decorrerá de 3 a 5 de dezembro, em Fátima. As inscrições já estão abertas.

A 13.ª edição da Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana (SEEI) será dedicada ao tema "Ver novas todas as coisas em Cristo", a propósito do Ano Inaciano. SEEI decorrerá de 3 a 5 de dezembro, em Fátima. As inscrições já estão abertas.

Os jesuítas estão a organizar mais uma edição da Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana (SEEI), encontro dedicado ao aprofundamento do caminho espiritual herdado de Santo Inácio de Loiola. A 13ª edição da SEEI decorrerá em Fátima, de 3 a 5 de dezembro, e terá como tema: “Ver novas todas as coisas em Cristo”. Este título é alusivo ao Ano Inaciano, que a Companhia de Jesus está a celebrar em todo o mundo, a propósito dos 500 anos da conversão do seu fundador, Santo Inácio. As inscrições para a SEEI já estão abertas.

Entre os oradores da SEEI, caberá ao P. José Frazão Correia orientar a sessão que dá o mote ao encontro: “Ver novas todas as coisas em Cristo”. As oficinas, dedicadas ao aprofundamento dos instrumentos inacianos – como o discernimento ou a conversação espiritual –  terão o contributo de dois jesuítas e duas religiosas: P. Marco Cunha e P. António Valério, Ir. Irene Guia e Ir. Goreti Faneca. As oficinas dedicadas à visão do Papa Francisco – ecologia, fraternidade, família e evangelização – serão orientadas respetivamente por Teresa e Luís Xavier e Sara Borges; P. Francisco Mota; Pedro e Catarina Portela e P. Bruno Nobre; Cristina e Nuno Francisco e P. Luís Onofre. O encontro contará ainda com uma conversa, no sábado, com Henrique Raposo e Ana Margarida Craveiro e no final, a encerrar, com uma sessão, com o nome “A Caminho com Inácio”, onde participarão Margarida Alvim, Carla Rebelo, André Costa Jorge e os Padres Samuel Beirão e João Goulão.

“Também Inácio de Loiola – faz agora 500 anos – foi atravessado por uma bala de canhão que o obrigou a um confinamento quase fatal. O processo de convalescença trouxe-lhe uma progressiva abertura de olhar, primeiro na sua casa de Loiola e depois retirado numa gruta em Manresa. Passando por montes e vales – por dias luminosos e tenebrosos – foi-lhe dada a graça de chegar a “ver novas todas as coisas em Cristo”, relembra o P. Miguel Gonçalves Ferreira, coordenador do evento. E acrescenta: “Esses dias darão – a cada participante e à “família inaciana” – uma excelente oportunidade para, em Cristo, encontrar um novo olhar sobre todas as coisas.”

As inscrições para a SEEI – que habitualmente se realiza de dois em dois anos mas que já não acontecia desde 2018 – serão feitas através do site www.pontosj.pt/seei.

Conheça o site da SEEI em www.pontosj.pt/seei

PS- À semelhança de Inácio, a quem Cristo se foi revelando, a imagem total da SEEI (da autoria de Zé Maria Souto Moura) também não será mostrada agora, por completo, mas vai sendo revelada ao longo dos próximos tempos.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.