Já nada é como dantes

A Páscoa de Jesus é o encontro com a verdade. Que tanto nos desconcerta, porque ultrapassa o entendimento humano. Só com um coração unido a Jesus podemos experimentar e viver a Páscoa. Porque Deus colocou a eternidade no nosso coração.

A Páscoa de Jesus é o encontro com a verdade. Que tanto nos desconcerta, porque ultrapassa o entendimento humano. Só com um coração unido a Jesus podemos experimentar e viver a Páscoa. Porque Deus colocou a eternidade no nosso coração.

O Senhor Jesus ressuscitou e diante de nós abre-se um novo caminho de vida. Já nada é como dantes. Nada permanece igual.

O túmulo está vazio. E agora? Perante o mistério da Ressurreição de Jesus, invade-nos uma inquietude que desinstala, comove, agita e anima. O que é que muda? Qual é a novidade? Há um novo caminho de Deus connosco.

Faltam palavras para descrever o indescritível e, por isso, a única forma de dar nome e sentido à Ressurreição de Jesus é vivê-la continuamente. De outra forma, estaremos a concluir que a Ressurreição se esgota no domingo de Páscoa e a ignorar a porta que abriu a toda a humanidade.

A Ressurreição transforma profundamente e é central na nossa vida. A vida vence a morte, o bem vence o mal, a alegria impera sobre o mundo. Há um Deus que não se cansa de nos salvar todos os dias. Um Deus que não desiste de nós e que, no seu amor único e profundo por cada um, oferece, incondicionalmente, vida, dom e luz.

Já nada é como dantes. Jesus ressuscitou e revolucionou completamente a nossa vida. Os nossos túmulos também se encherão de graça. As cruzes e os desertos serão lugar de passagem e transformação. A luz surpreenderá a noite e à noite seguir-se-á um novo dia. Todos os dias serão novas oportunidades para amar e a cada manhã um novo raiar para  contemplar.

É na Ressurreição que a verdade de cada um se constrói, se faz forte e viva. Não é possível conceber uma verdade que para ser verdade não morre para nascer de novo. Não se pode conceber uma verdade que não permanece na espera, nem uma verdade que não viva para a eternidade.

A Páscoa de Jesus é este encontro com a verdade. Que tanto nos desconcerta, porque ultrapassa o limite do entendimento humano. Só com um coração unido ao de Jesus podemos experimentar e viver esta Páscoa. Porque Deus colocou a eternidade no nosso coração. Aleluia!

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.