Na hora de preencher o IRS, todos somos convidados a consignar parte do nosso rendimento (0,5%) a uma instituição social, ambiental ou cultural. Esta é uma forma simples de ser solidário com o seu imposto e que não tem qualquer custo adicional. Trata-se apenas de direcionar esse dinheiro para uma instituição, em alternativa a que fique nos cofres do Estado. Atualmente, esta receita já representa uma fatia significativa do orçamento de algumas instituições, que podem, assim, desempenhar melhor a sua missão. Para ajudá-las a fazer mais e melhor, basta um X na sua declaração de IRS.
O Ponto SJ traz-lhe oito sugestões para aplicar esta consignação. Oito instituições ligadas à Companhia de Jesus que partilham a missão de ajudar quem mais precisa, sejam migrantes, refugiados, crianças e jovens, famílias em situação de vulnerabilidade, países em desenvolvimento ou comunidades com maiores dificuldades. Apesar de só poder ajudar uma instituição com o seu IRS, esta é uma forma de ficar também a conhecer melhor estas obras que integram o setor social dos jesuítas em Portugal. Estando informado sobre o trabalho que aí desempenham, pode também sugerir estas instituições a amigos e familiares para que também eles lhes consignem parte do seu IRS.
Associação Pró-Infância Nuno Álvares
A Associação Pró-Infância Nuno Álvares (APINA) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) ligada ao Colégio das Caldinhas que, assente em pilares da pedagogia inaciana, promove há mais de 40 anos o desenvolvimento integral da criança como Pessoa consciente, competente, compassiva e comprometida, apoiando famílias na educação de infância.
Centro Académico de Braga -CAB
O Centro Académico de Braga (CAB) é um centro pastoral da Companhia de Jesus dirigido pela Equipa da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) de Braga. A partir de um espaço familiar e acolhedor promove, junto dos adolescentes, universitários, profissionais e famílias, boas propostas de oração e enriquecimento espiritual e humano. Organiza ainda tempos de oração em paróquias e atividades formativas em linha com a intenção de oração mensal do Papa, em colaboração com instituições católicas e civis de Braga.
Aqui os jovens podem conhecer e experimentar o que é viver a fé em Jesus com coerência, alegria e compromisso com o mundo e a Igreja.
Centro Comunitário São Cirilo
O Centro São Cirilo é uma comunidade de inserção situada no Porto que acolhe e (re)capacita pessoas e famílias estrangeiras e nacionais a passar por fase temporária de fragilidade social. Em 2019 ajudou 1041 utentes, de 52 nacionalidades, serviu 8803 refeições, entregou 1149 cabazes e realizou 86 colocações profissionais. Quer ajudar os utentes deste Centro? Quando submeter a declaração de IRS pode consignar 0,5%. Não custa nada e ainda está a contribuir para a concretização do projeto de vida dos utentes.
Centro Social da Musgueira
O Centro Social da Musgueira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1963 pelo P. José Manuel Rocha e Melo sj, que serve a população vulnerável do antigo bairro degradado da Musgueira, atualmente realojada na Alta de Lisboa. Tem como áreas de intervenção a Educação, a Saúde, a Prevenção Primária da Toxicodependência, a Acção Social, a Formação Profissional e a Promoção de Actividades ou Programas de Intervenção Comunitária. Diariamente, acolhe crianças, jovens, idosos, dependentes e famílias, que ascendem a mais de 600 utentes nos vários serviços que presta. Desenvolve ainda inúmeros projetos de integração e capacitação social.
Centro Social da Paróquia da Encarnação
O Centro Social da Paróquia da Encarnação funciona com uma Creche e Jardim de Infância. Muitas das crianças que frequentam o Centro vêm de contextos desfavorecidos e o centro quer oferecer-lhes a possibilidade de fazer parte de um projecto educativo de qualidade que se chama Escola no Chiado. Uma das prioridades do Centro são as aulas de Música, Artes e Inglês para todas as crianças.
Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)
A Fundação Gonçalo da Silveira é uma ONGD Jesuíta, criada há 16 anos, que trabalha nas áreas da Cooperação e Educação para a o Desenvolvimento, Cidadania Global e Ecologia. Em colaboração com a Rede Xavier, rede internacional de Organizações Jesuítas, promove iniciativas pontuais de Ajuda de Emergência (como o atual apoio à reconstrução pós ciclone Idai, em Moçambique)
Leigos para o Desenvolvimento
Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atualmente conta com projetos em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe. O trabalho no terreno é feito através de jovens voluntários que permanecem pelo período mínimo de um ano. Beneficiam dos seus projetos, em média, por ano, cerca de 50.000 pessoas e 150 organizações locais e já partiram em missão mais de 420 voluntários.
Serviço Jesuíta aos Refugiados- JRS
O Serviço Jesuíta aos Refugiados é uma organização católica fundada em 1980 e, atualmente presente em mais de 50 países. Em Portugal presta apoio em áreas social, psicológica, médica e jurídica na procura de emprego e formação e dispõe de um centro de acolhimento para imigrantes e refugiados. O JRS é também coordenador geral da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e responsável pelo acompanhamento técnico no Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados (CATR) da Câmara Municipal de Lisboa.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.