Igreja Doméstica – Curar o que nos divide

Uma proposta simples de sugestões para viver em família sintonizados com o que Jesus nos propõe.

Uma proposta simples de sugestões para viver em família sintonizados com o que Jesus nos propõe.

Estando sozinho, pode fazer estas propostas convidando alguém a juntar-se a este momento através de alguma ferramenta de comunicação.

Evangelho do IV Domingo (Ano B)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

 

Rezar em família 

A Palavra de Jesus tem autoridade. Transforma a nossa vida, liberta-nos das coisas que nos fazem andar zangados por dentro. Jesus libertou o homem com o espírito impuro com a sua palavra. Aquele Espírito não permitia que aquele homem vivesse em paz com a sua comunidade e fazia também com que se sentisse dividido, zangado consigo mesmo.

1. Em família construir um mural em cartolina (ou outro material) com o seguinte título. “Palavras de Jesus”

2. Ler o Evangelho

3. Dois a três minutos em silêncio – Cada um pensa em alguma coisa que o faça andar zangado consigo mesmo ou com alguém da família. Pensa também numa palavra de Jesus que possa curar essa zanga e escreve-a num papel.

4. Colocar o papel no mural e, se se quiser, explicar a razão porque escolheu aquela palavra.

5. Depois deste exercício, rezar um Pai-nosso.

6. Ouvir a música Jesus Christ you are my life

 

Disfrutar em família

As curas e as libertações de Jesus eram também uma forma de permitir que as pessoas fossem acolhidas na comunidade. O documentário a seguir é a história de um campo de férias que transformou a vida de quem nem sempre era acolhido.

Depois do documentário, conversar sobre o modo como a nossa família acolhe quem é diferente.

 

Descobrir em família

Na primeira leitura de hoje diz-se “O Senhor teu Deus fará surgir no meio de ti, de entre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deveis escutar. ” (Dt 18, 15).

Afinal, o que é um profeta? Investiguem, escrevam um texto com o máximo de 80 palavras e deixem-no na caixa de comentários.

Aprofundar

De forma simples, estas propostas querem ajudar-nos a aprofundar o nosso sentido de pertença à nossa comunidade familiar e cristã.
Mas também é bom que possamos ir refletindo sobre a Igreja que queremos ser. E para isso ajuda muito fazer boas leituras. Para isso, propomos o texto do João Paiva, que publicado há uma semana, ou a primeira parte de um texto do Cardeal Michael Czerney que publicamos hoje.

Ilustração: P. Nuno Branco, sj

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.