Igreja doméstica – A experiência de ser amado

Hoje deixamos mais uma proposta para viver em casa este tempo da Quaresma. Convidamos a que de um modo simples todos em cas se possam dedicar a algum tempo passado em comum sem telemóveis ou outros objetos eletrónicos.

Hoje deixamos mais uma proposta para viver em casa este tempo da Quaresma. Convidamos a que de um modo simples todos em cas se possam dedicar a algum tempo passado em comum sem telemóveis ou outros objetos eletrónicos.

Estando sozinho, pode fazer estas propostas convidando alguém a juntar-se a este momento através de alguma ferramenta de comunicação.

Evangelho – Domingo II Quaresma (Ano B)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 9, 2-10)
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.

Rezar em família 

No Evangelho de hoje os discípulos mais próximos de Jesus passam por uma experiência muito intensa e especial. Junto de Jesus compreendem que a a vida de Jesus tem como meta a total comunhão com o Pai e que essa comunhão não pode ser separada da sua certeza de ser um filho muito amado. Os discípulos são também convidados a escutar Jesus.

Nós podemos ser discípulos de Jesus ajudando a que os outros se sintam filhos muito amados de Deus. A pequena oração de hoje pode ajudar-nos a isso.

    1. Ler o Evangelho
    2.  Rezar por aqueles que se sentem menos amados. Podem fazer-se pequenas orações em voz alta.
    3. Cada um pensa: o que posso fazer para que as pessoas com quem estou se sintam mais madas por Deus? Como posso tratar essas pessoas?
    4. A experiência que os discípulos tiveram não ficou gravada em nenhum vídeo ou fotografia. Ficou marcada no seu interior. Colocamos um alguidar com água no meio de nós. Cada pessoa escreve na água o que sente que Deus lhe pediu que fizesse aos outros para se sentirem amados.
    5. Pai nosso

Cântico

Desfrutar em família

Escolher um jogo de tabuleiro que crie um bom ambiente em casa a que todos se dedicam numa parte da tarde de hoje.

Descobrir em família

Na quaresma somos convidados a olhar para a nossa vida e a reconciliar-nos com Deus. A Igreja oferece-nos o Sacramento da Reconciliação que nem sempre é fácil de compreender. Procuremos aprender alguma coisa sobre este sacramento.
Podemos começar aqui.

 

Aprofundar

Escolher algum filme que ajude a viver o tempo da Quaresma

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.