* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Quando sou fraco, então é que sou forte
No Dia Mundial do Migrante contamos a história de D. que veio para a Europa para alcançar uma vida melhor. Apanhou o barco para Espanha e durante a viagem teve um problema e passou 10 dias como náufrago. Hoje tem emprego e uma vida estável.
Resistir à indiferença
A energia que temos é finita e, com o tempo, a maré de desastres consegue o que pretende: cansa-nos, cala-nos, conforma-nos.
Direitos humanos: a mais alta criação do pensamento político
Os direitos humanos podem ser considerados a mais alta criação do pensamento político na história da humanidade. Trata-se de uma série de limites que quem os subscreve os reconhece como irrenunciáveis.
Renacionalizar o mercado da habitação em Portugal
Por isso, a história económica é marcada por ondas de especulação imobiliária. Produzindo bolhas financeiras gigantescas, este fenómeno especulativo acaba quase sempre por gerar colapsos creditícios que contaminam a economia no seu todo.
A sinodalidade como profecia social
As práticas de sinodalidade constituem uma verdadeira profecia social face a tendências dominantes, oferecendo “um contributo peculiar na procura de respostas a muitos desafios que as sociedades devem enfrentar e na construção do bem comum.
Eutanásia e morte medicamente assistida – importância da História e das palavras na construção de um imaginário coletivo
As palavras têm peso e o uso atento não é mero pormenor. As histórias moldam o inconsciente coletivo e definem a visão do mundo e de nós próprios. Se diluirmos o conteúdo das palavras, se as empregarmos sem reflexão, esvazia-se o sentido.
Corrupção e integridade: número temático de Dezembro da revista Brotéria
Este número é especial uma vez que decidimos dedicar-nos a um tema tão urgente quanto desconfortável – a corrupção – bem como ao desafio de promover uma cultura de integridade nas nossas sociedades.
Isaías e a fragilidade – novo álbum do P. Duarte Rosado, sj
As dez músicas do novo álbum do jesuíta falam de dois gritos: um de apelo e outro de resposta, um de dor e outro de esperança, um de fragilidade e outro de bênção. Serão conhecidas no dia 20 nas plataformas de streaming e no youtube.
Sim, é possível viver feliz e livre do trauma do abuso sexual
Nesta reflexão, Angelo Fernandes traz-nos o testemunho de que é possível recuperar a esperança e a alegria de vida, mesmo depois de se ter passado por um sofrimento tão traumático e doloroso como um abuso sexual na infância.
A alternativa da esperança
A esperança é uma forma de manter em aberto todas as possibilidades e de poder ultrapassar com êxito todos os desafios num prazo maior ou menor, apesar da multitude de incertezas, do peso do sofrimento e da crueldade da injustiça.
Caderno de Advento – Um encontro que se torna paz
Caderno de Advento é feito com a colaboração das famílias e também de avós, representantes das associações de pais, jesuítas, membros do conselho de direção do Colégio S. João de Brito e Colégio das Caldinhas. Introdução é do P. Provincial.
Propostas para viver melhor o Advento
O Advento chega no domingo. Neste artigo, o Ponto SJ apresenta-lhe algumas das iniciativas, presenciais e online, preparadas pelas Obras apostólicas da Companhia de Jesus para viver melhor este tempo de preparação do Natal.