* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.

Especial Podcast Laudato Si em movimento
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
É urgente uma mobilização e compromisso coletivos, em que cada um, na sua área de influência, faça efetivamente a diferença.
A Quaresma é uma boa altura para questionarmos alguns hábitos enraizados e vivermos uma verdadeira conversão (também) ecológica.
Parece-me preferível optar pela legislação que permite dar resposta a mais crianças e jovens, ainda que criando mais desafios ao sistema, do que manter um enquadramento mais limitado que elimina os desafios.
As instituições, públicas e privadas, as organizações de cooperação, as agências humanitárias, os técnicos e agentes terão, diariamente, de fazer escolhas difíceis e brutais acerca da utilização dos parcos orçamentos disponíveis.
Importa lembrar e trazer para o debate público que não estamos disponíveis para abdicar dos princípios de justiça social que regem os nossos Estados de Direito Democráticos e que as pessoas têm de estar no centro das decisões políticas.
A forma como aquecemos os nossos edifícios é a segunda maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa. Se baixarmos 1 grau na temperatura das nossas casas já estamos a poupar até 10% de energia.
Neste dia da Paixão, o Filho de Deus é julgado indigno de ser contado entre os filhos dos homens e é assassinado pelos seus inimigos. Acompanhamo-lo em oração.
Neste 1º dia do Tríduo pascal, celebramos a Ceia do Senhor, onde Deus se ajoelha aos nossos pés para os lavar. Ele é mestre no servir, com a palavra e o gesto, doando-se a si mesmo, escreve D. José Cordeiro nesta meditação do Passo-a-rezar
“As três mortes de Lucas”, de Henrique Raposo, além de um romance brilhante é uma metáfora bíblica sobre o Êxodo, a fé, o sofrimento, a bondade, a beleza e a inexplicável razão que nos mantém vivos. Um livro de fé que mostra o mundo sem ela
Conduzida por Emanuel Nogueira, a sessão Ad cælestem patriam: Os jesuítas e a ética aristotélica tem como ponto de partida as lições manuscritas sobre a Ética a Nicómaco de Aristóteles.
Nesta conversa, o P. Francisco Martins, sj explica porque é que este ano todos os cristãos celebram a Páscoa no mesmo dia, e qual a importância disto num ano em que se assinalam também os 1700 anos do Concílio de Niceia.
Marcada para dia 10 de abril, sessão na Brotéria conta com a presença de Sofia Marques, coordenadora provincial do Serviço de Proteção e Cuidado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.