CVX peregrina a Fátima pelos seus 50 anos - Ponto SJ

CVX peregrina a Fátima pelos seus 50 anos

Entre 19 e 21 de junho, cerca de 80 peregrinos da Comunidade de Vida Cristã (CVX), vindos de Portugal e de vários países da Europa, caminharam da Nazaré até Fátima para celebrar os 50 anos da presença da CVX em Portugal.

Sob o lema “Re-Unir com Maria”, realizou-se entre os dias 19 e 21 de junho a peregrinação a Fátima da Comunidade de Vida Cristã (CVX). Esta caminhada juntou cerca de 80 peregrinos da CVX vindos de Portugal e de vários países da Europa e foi um sinal vivo de uma comunidade em caminho, em ano jubilar.

A ideia nasceu do desejo partilhado por vários membros: celebrar os 50 anos da CVX em Portugal com uma peregrinação. Da vontade à ação foram oito meses de preparação, com uma equipa formada por voluntários de todo o país – muitos sem se conhecerem – que assumiram tarefas espirituais, logísticas e de apoio na estrada.

Grupo cvx prepara peregrinação jubilar

No dia 19 de junho, a peregrinação arrancou do Santuário da Nazaré, onde os peregrinos receberam a bênção da partida. Passando pelas terras dos monges de Cister, atravessando as Serras de Aire e Candeeiros, fizeram-se 50 km em três dias, com paragens marcadas por oração, silêncio, paisagens surpreendentes e acolhimentos locais cheios de ternura e beleza, como os tapetes de flores em Coz.

“Foi um caminho cheio de peripécias, superação, oração em comunidade, tempos de partilha, de reflexão e também de silêncio”, conta a equipa organizadora. “Quando os sapatos descolaram, colaram-se. Quando o calor apertava, aparecia gelo e água. E quando chegámos a Fátima, a Carmen, da Alemanha, ofereceu-nos um solo do Salve Regina que nos encheu de emoção.” Entre os 82 peregrinos, 10 eram de outros países -Eslováquia, Letónia, França, Alemanha, Inglaterra e Gales, Malta e Espanha -, trazendo à peregrinação uma dimensão verdadeiramente mundial.

Helena Vilasboas Tavares e Pedro Condé, um dos casais peregrinos, descrevem esta experiência como “uma parábola da vida”. Juntos há 11 anos, dizem ter vivido nesta peregrinação um tempo de gratidão e crescimento espiritual: “Ao longo do percurso, tal como na vida, nunca caminhámos sozinhos. Acompanhámos e fomos acompanhados”.

Já três peregrinas da CVX de Inglaterra e do País de Gales partilham a surpresa e a alegria do encontro: “Voámos para Lisboa para participar nas celebrações e acabámos a caminhar 50 km juntos, numa experiência cheia de calor humano, partilha e fé. A CVX é realmente uma comunidade mundial – caminhando juntos em esperança, confiança e amor.”

A chegada a Fátima foi marcada pela passagem da Porta Santa e por uma emoção difícil de descrever. Como resume a organização: “Chegámos de coração cheio, a transbordar de tanto bem recebido, como um só corpo.”

A Comunidade de Vida Cristã (CVX) é uma associação de leigos inspirada na espiritualidade inaciana, com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola como pilar. Em Portugal, reúne cerca de 1700 membros distribuídos por 166 grupos em seis regiões. Está presente em mais de 80 países.

Para saber mais: www.cvx.pt