Cuca Roseta e João Só dão voz à Páscoa no Passo-a-Rezar

Meditações do Tríduo Pascal são da autoria de D. José Tolentino Mendonça.

A fadista Cuca Roseta dá voz às meditações escritas por D. José Tolentino Mendonça para o Tríduo Pascal do Passo-a-Rezar. Os textos bíblicos são lidos pelo compositor e cantor João Só. Esta proposta especial de oração é para ser rezada na Quinta e Sexta-feira Santas e no Domingo de Páscoa, dias 18, 19 e 21 de abril, respetivamente.

Nas meditações, D. José Tolentino Mendonça, responsável pelo Arquivo Secreto do Vaticano e pela Biblioteca Apostólica, convida os católicos a viverem de forma particularmente intensa estes dias maiores da Semana Santa, que se inicia já no próximo dia 14 de abril, Domingo de Ramos.

Na Quinta-Feira Santa, 18 de abril, recordando a Última Ceia e o gesto do lava-pés, D. José Tolentino Mendonça diz-nos que “Jesus nos convida a estar à mesa”, lembrando que “a mesa é a extensão da vida”, “o lugar da resposta positiva às necessidades mais elementares e também àquelas que o nosso coração, sedento de amor, exprime”.

Na Sexta-Feira Santa, dia 19 de abril, ao meditar a Paixão do Senhor, o autor recorda que “nós cristãos somos uma consequência da Paixão de Cristo”, por isso, devemos dispor o coração a acolhê-la. E, neste contexto, realça a “regra radical do amor: para salvar os outros, temos de nos esquecer de nós próprios” e “a lição da Paixão de Jesus: para poder dar aos outros a vida, tens de aceitar gastar e perder a tua”.

No Domingo de Páscoa, 21 de abril, a tónica é a Ressurreição de Jesus, “a maior verdade a que somos chamados a acreditar” e a celebrar. D. Tolentino Mendonça adverte-nos que a melhor forma de celebrarmos a Ressurreição é pedindo a Jesus “a força de acreditar na vida e naquilo que melhor a exprime: a comunhão, o perdão, a amizade, a fraternidade, a compaixão, a misericórdia, o serviço”.

A proposta do Passo-a Rezar para o Tríduo Pascal é de uma enorme riqueza para a vida dos cristãos. O primeiro passo é escutá-la, depois é fazer caminho com ela.