Serviço de escuta

O Serviço de Escuta é um espaço seguro destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de qualquer forma de abuso, seja ele sexual, físico, psicológico ou espiritual, nas instituições da Companhia de Jesus. Aqui é possível fazer denúncias de abusos que tenham sido cometidos por jesuítas, funcionários, colaboradores ou voluntários, independentemente da data em que tenham ocorrido. Todas as denúncias e suspeitas são analisadas e investigadas. As vítimas podem encontrar aqui um ambiente acolhedor para falar e, se o desejarem, um acompanhamento pessoal e próximo que procurará atender às suas necessidades.

O Serviço de Escuta integra o Serviço de Proteção e Cuidado de Crianças, Jovens e Adultos Vulneráveis da Companhia de Jesus, em implementação nas instituições e organizações ligadas aos jesuítas, desde 2018.

Para contactar o Serviço de Escuta pode escrever para [email protected] ou para Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa, ou ligar para o telefone 217 543 085, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h.

ABUSOS SEXUAIS

Comunicado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus

Na sequência da divulgação do relatório da Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica em Portugal, a Companhia de Jesus atualiza a sua informação em relação a este tema.

ENTREVISTA

“Podem confiar no nosso desejo sincero de conhecer e tratar os casos”

Sofia Marques explica que o Serviço de Escuta surge na sequência do trabalho já desenvolvido pelo Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis, implementado nas obras da Companhia de Jesus em Portugal desde 2018.

ABUSOS SEXUAIS

Comunicado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus

Dados apurados internamente pela Companhia de Jesus foram transmitidos à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica.

BALANÇO

Três meses de Serviço de Escuta

O Serviço de Escuta, criado em novembro, no âmbito do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis, destina-se a acolher, escutar e apoiar vítimas de abusos sexuais, independentemente da data em que tenham ocorrido.

DECLARAÇÃO

“Move-nos o desejo de acolher quem possa ter passado por este sofrimento”

Criamos o Serviço de Escuta, destinado a acolher e a apoiar estas possíveis vítimas e a receber denúncias de possíveis casos que possam nunca ter sido comunicados ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.

CAIXA DE PERGUNTAS

O que é e como funciona o Serviço de Escuta?

Através deste serviço, a Companhia de Jesus pretende conhecer e tratar eventuais situações de abusos sexuais que não tenham sido denunciados anteriormente ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.