Serviço de escuta
O Serviço de Escuta é um espaço seguro destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de qualquer forma de abuso, seja ele sexual, físico, psicológico ou espiritual, nas instituições da Companhia de Jesus. Aqui é possível fazer denúncias de abusos que tenham sido cometidos por jesuítas, funcionários, colaboradores ou voluntários, independentemente da data em que tenham ocorrido. Todas as denúncias e suspeitas são analisadas e investigadas. As vítimas podem encontrar aqui um ambiente acolhedor para falar e, se o desejarem, um acompanhamento pessoal e próximo que procurará atender às suas necessidades.
O Serviço de Escuta integra o Serviço de Proteção e Cuidado de Crianças, Jovens e Adultos Vulneráveis da Companhia de Jesus, em implementação nas instituições e organizações ligadas aos jesuítas, desde 2018.
Para contactar o Serviço de Escuta pode escrever para [email protected] ou para Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa, ou ligar para o telefone 217 543 085, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h.

ABUSOS SEXUAIS
Comunicado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Na sequência da divulgação do relatório da Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica em Portugal, a Companhia de Jesus atualiza a sua informação em relação a este tema.
ABUSOS SEXUAIS
Comunicado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Dados apurados internamente pela Companhia de Jesus foram transmitidos à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica.
ENTREVISTA
“Podem confiar no nosso desejo sincero de conhecer e tratar os casos”
Sofia Marques explica que o Serviço de Escuta surge na sequência do trabalho já desenvolvido pelo Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis, implementado nas obras da Companhia de Jesus em Portugal desde 2018.
BALANÇO
Três meses de Serviço de Escuta
O Serviço de Escuta, criado em novembro, no âmbito do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis, destina-se a acolher, escutar e apoiar vítimas de abusos sexuais, independentemente da data em que tenham ocorrido.
DECLARAÇÃO
“Move-nos o desejo de acolher quem possa ter passado por este sofrimento”
Criamos o Serviço de Escuta, destinado a acolher e a apoiar estas possíveis vítimas e a receber denúncias de possíveis casos que possam nunca ter sido comunicados ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.
CAIXA DE PERGUNTAS
O que é e como funciona o Serviço de Escuta?
Através deste serviço, a Companhia de Jesus pretende conhecer e tratar eventuais situações de abusos sexuais que não tenham sido denunciados anteriormente ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.