A economia social de mercado e as desigualdades
O sentido de justiça social, que levou a reformas do capitalismo, mostra-se esmorecido. Assim se vai espalhando a “economia que mata”, nas palavras do Papa Francisco.
O sentido de justiça social, que levou a reformas do capitalismo, mostra-se esmorecido. Assim se vai espalhando a “economia que mata”, nas palavras do Papa Francisco.
A ideia de que as democracias liberais são regimes políticos fracos e que as autocracias se mostram mais eficazes não corresponde ao que assistimos no mundo no último ano.
As sociedades pluralistas retiram do espaço público conceções religiosas e filosóficas suscetíveis de dividir as pessoas. Mas, contra o individualismo liberal, o Estado nessas sociedades não é neutro.
Sandel critica o preconceito segundo o qual as pessoas têm o sucesso que merecem. As que ficam para trás não só se sentem desprezadas pelos que sobem na vida, como interiorizam um complexo de inferioridade e culpa pelo seu alegado fracasso.
A invasão russa da Ucrânia veio colocar a defesa europeia na ordem do dia. Mas a defesa faz parte da integração europeia praticamente desde que ela começou a tomar forma. Sendo que a paz é objetivo central na integração europeia.
Num grande jornal diário, há trinta ou quarenta anos, o foco estava na edição do dia seguinte. Hoje os “media” trabalham 24 horas por dia para o seu “site”. A pressão de dar a notícia quanto antes nem sempre permite uma análise rigorosa.
Um agressivo polemista de extrema-direita, Zemmour, lamenta a decadência da França tradicional, onde tinha peso a Igreja católica. Mas a maioria dos católicos franceses, hoje, não é reacionária nem antidemocrática.
A democracia liberal não preserva apenas um espaço de liberdade individual, livre de interferências externas, nomeadamente da parte do Estado. Mas essa liberdade “negativa” carece de ser defendida.
Por decisão de políticos democráticos os bancos centrais, bem como outras entidades reguladoras e supervisoras, são independentes do poder político. Essa auto limitação da democracia é uma decisão responsável e de bom senso.
Nos últimos anos a democracia representativa regrediu no mundo, desde a Índia a alguns países da UE. O problema mais preocupante situa-se nos EUA, com a recusa de Trump reconhecer a sua derrota eleitoral. É o triunfo da “pós-verdade”.