Aniversário do nascimento do Padre Cruz sem celebrações

Este ano, devido ao contexto de pandemia, não haverá celebração pública do 161.º aniversário do nascimento do Padre Cruz, que se assinala amanhã. Jazigo do sacerdote jesuíta no cemitério de Benfica também não estará aberto aos fiéis.

Este ano não haverá celebração pública do 161.º aniversário de nascimento do Padre Cruz. O anúncio foi feito pela Vice-Postulação da Causa de Canonização, que informa que este ano o dia 29 de julho, dia de Aniversário do Nascimento do “Santo” Padre Cruz, não será celebrado como tem sido habitual, em cumprimento das normas de segurança que se exigem neste contexto de pandemia.

Assim, para evitar ajuntamentos que poderiam dar azo à propagação da Covid-19, no dia 29 de julho (quarta-feira) não será celebrada Missa na Capela do Cemitério de Benfica e o Jazigo onde repousam os restos mortais do Padre Cruz não será aberto. “Fazemo-lo por indicação da Câmara Municipal de Lisboa e consciência dos motivos de segurança, que levam a que não seja permitido entrar no Jazigo”, informa a Vice-Postulação da Causa.

A celebração do aniversário do nascimento do Padre Cruz, jesuíta cujo processo de canonização se encontra em curso, é sempre um momento de grande festa e que mobiliza muitas centenas de pessoas que são devotas deste sacerdote português, acarinhado por tantos.