Pobreza: o que tenho feito, faço ou devo fazer?

A poucos dias do Dia Mundial dos Pobres, que se assinala no domingo, o P. Fernando Ribeiro, coordenador da Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas, analisa a mensagem do Papa e deixa-nos algumas perguntas desafiantes.

Sempre tereis pobres entre vós“. É assim que começa a mensagem do Papa Francisco a propósito do Dia Mundial dos Pobres, que se assinala no domingo, dia 14. Ao citar as palavras de Jesus que constam do Evangelho de S. Marcos, o Papa não nos está a transmitir uma mensagem de conformismo ou resignação, sublinha o P. Fernando Ribeiro, coordenador da Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas em Portugal. “Pois é o mesmo Jesus que nos diz: tudo o que fizerdes a um dos mais pequeninos, dos que sofrem, é a mim que o fazeis“.

Comentando a mensagem do Papa para este dia, o P. Fernando deixa-nos algumas questões: “A pobreza que nos rodeia deve desafiar-nos a não desistir e a perceber que temos pobres e que nos são próximos. E devemos perguntar-nos: o que tenho feito, o que faço, o que devo fazer?