Manifesto Por um país sonhado para todos

Texto que encerra a iniciativa do Ponto de Cruz destina-se a inspirar os cidadãos neste tempo de eleições, e foi construído com o contributo dos leitores do Ponto SJ. Será também enviado para os partidos com assento parlamentar.

O Ponto SJ publica hoje o manifesto “Por um País sonhado para todos”, no qual expressa a visão de um Portugal mais justo e coeso, mobilizado, a crescer e com futuro. Este texto resulta da iniciativa Ponto de Cruz que, ao longo das últimas sete semanas, tem vindo a refletir e a debater os principais desafios do país à luz da Doutrina Social da Igreja. O texto que se destina a inspirar os cidadãos neste tempo de eleições, e que foi construído com o contributo dos leitores do Ponto SJ, será também enviado para os partidos com assento parlamentar, para que possam ficar a conhecer os anseios desta comunidade digital.

O Ponto de Cruz é uma iniciativa do Ponto SJ, o portal dos jesuítas em Portugal, destinada a sonhar um país para todos e que foi lançada em meados de janeiro. Nas primeiras semanas, foram revisitados os quatro principais princípios da Doutrina Social da Igreja (princípio da dignidade da pessoa humanaprincípio do bem comumprincípio da subsidiariedadeprincípio da solidariedade) e promovida a reflexão sobre a forma como se aplicam à realidade atual e nacional. Numa segunda fase o Ponto de Cruz passou por quatro cidades do país – Portimão, Lisboa, Braga e Coimbra -, onde debateu os temas das desigualdades sociais, da educação, da economia e da participação cívica e política dos jovens. No final, a comunidade digital do Ponto SJ foi desafiada a participar na construção deste manifesto.