Como é que a epidemia da COVID-19 nos mostra o caminho para Deus?

O Geral dos Jesuítas, o P. Arturo Sosa, sj, gravou um vídeo em que deixa uma mensagem de alento como modo de ajudar a viver este tempo de epidemia. Publicamos a versão espanhola e apresentamos a tradução escrita da mensagem.

Esta situação está mostrar-nos que somos uma só humanidade. Cada ser humano, cada povo, cada cultura que enriquece a diversidade humana… faz parte da humanidade única, variada, rica e interdependente…

Está a mostrar-nos como é possível superar uma crise quando tomamos consciência da importância de cuidar do Bem Comum e quando levamos a sério nossa responsabilidade individual.

Temos que viver como um só corpo. Esta situação está a mostrar-nos que não há diferença de idade, raça, religião ou status social dentro de um corpo que é formado por uma só humanidade.

Cada um de nós faz parte dessa humanidade, ninguém fica de fora, ninguém pode viver sem os outros. Isso está a mostrar-nos que queremos caminhar juntos.

Estamos todos preocupados, ajudamo-nos uns aos outros a superar medos e angústias, cada um de nós procura uma forma de ajudar, começando por controlar os seus próprios desejos e aceitando submeter-nos às medidas e sacrifícios que nos permitem contribuir para o bem de todos. Esta é a sensibilidade de tantas pessoas e organizações e a enorme reserva de solidariedade que existe entre jovens, adultos e idosos em todos os cantos da sociedade humana.

 

Esta situação está a mostrar-nos o poder da fé, os fortes laços que unem os crentes, o amor de Jesus Cristo que nos impulsiona, nos reconcilia e nos une.

 

Tenho recebido informações sobre as muitas iniciativas criativas que têm sido tomadas nas províncias, regiões, comunidades e obras apostólicas da Companhia de Jesus, assim como a vontade de colaborar com outros. Por isso, agradeço ao Senhor e  encorajo-os a continuar a procurar o melhor modo de acompanhar aqueles que precisam para que possamos continuar a trilhar juntos o caminho comum.

Esta situação está a mostrar-nos o poder da fé, os fortes laços que unem os crentes, o amor de Jesus Cristo que nos impulsiona, nos reconcilia e nos une. Há tanta gente a rezar em conjunto nas redes sociais. Todas essas pessoas  querem professar a sua fé.

Junto-me à oração de todo o corpo da Companhia de Jesus, da Igreja Católica, de todas as Igrejas cristãs, de outras religiões ou crenças e de todos aqueles que, com a sua atitude de solidariedade, procuram e encontram os meios adequados para continuar a ajudar.

Peçamos luz para iluminar o seu caminho e a graça necessária para fazê-lo como irmãos e irmãs solidários com a vida de todo o corpo e do planeta em que vivemos.