IX Assembleia Social Inaciana: Chamados a ser “Pontes de Esperança” e “Partículas de bem”
Mais de 100 colaboradores reuniram-se na Assembleia Social Inaciana, em Lisboa, para reforçar a missão comum e construir pontes de esperança.
Mais de 100 colaboradores reuniram-se na Assembleia Social Inaciana, em Lisboa, para reforçar a missão comum e construir pontes de esperança.
Apesar dos caminhos distintos, Agostinho e Inácio partilham esta convicção profunda: que o coração — lugar de escuta, discernimento e decisão — é o espaço onde se joga a verdade da vida cristã.
Tudo indica que Leão XIV deseja levar adiante o caminho de uma Igreja missionária, sinodal, atenta aos últimos e aberta à escuta, cooperando com a graça na fidelidade ao legado de Francisco e à Tradição viva da Igreja.
É o Espírito Santo que faz da decisão daqueles homens, que permanecem livres para o escutarem, uma decisão“ do aquém, que se pode tornar, na medida em que estes o deixarem — e assim esperamos que tenha acontecido — uma manifestação do Além.
Cuidar da Casa Comum é “cumprir a nossa responsabilidade moral de renovar as nossas relações com Deus, uns com os outros e com toda a criação”.
Leão XIV é alguém capaz de ser um Papa dos matizes, que possui uma linguagem para interpretar a revolução antropológica, capaz de entender velocidades, gostos, sensibilidades, sem que cada uma delas corresponda a uma sentença de exclusão.
O “Papa da comoção” acolheu com lágrimas o banho de afeto daquela multidão, “vestido como Bento XVI e “falando como Francisco”. Deus deu-nos um Pastor, tendo-o chamado pelo nome para guiar a Igreja.
Carta do P. Geral, Arturo Sosa, aos Jesuítas de todo o mundo saúda o Papa Leão XIV com entusiasmo.
A Companhia de Jesus em Portugal une-se a este momento de grande alegria para toda a Igreja e saúda a eleição do Papa Leão XIV.
Quando a Igreja escolher e nos disser quem é o novo Pedro, saiba cada um de nós que Pedro não quer ir sozinho na barca da Igreja e conta com cada um para assegurar a Deus que a Igreja, para ser de Cristo, será sempre sinodal.