Francisco, o padroeiro dos migrantes
Durante os 12 anos de pontificado, o Papa foi “Companhia de Migrantes” para aqueles que são frequentemente deixados à margem, nas periferias, nas fronteiras.
Durante os 12 anos de pontificado, o Papa foi “Companhia de Migrantes” para aqueles que são frequentemente deixados à margem, nas periferias, nas fronteiras.
É com cada um de nós, mas em particular com os jovens, que o Papa Francisco conta na tarefa da evangelização, no anúncio do Cristo ressuscitado, no rasgar de horizontes de esperança onde só a sombra parece reinar.
Já pode assistir à Conferência com Austen Ivereigh, biógrafo do Papa, no Colégio São João de Brito, a 10 de abril
Na véspera do conclave, o P. Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus, destacou o legado espiritual e humano do primeiro Papa Jesuíta, numa conferência de Imprensa realizada em Roma.
O Papa Francisco foi, acima de tudo, um pastor profundamente político. Não se pode seguir Cristo e, ao mesmo tempo, ignorar os pobres, excluir migrantes, destruir a criação ou relativizar a dignidade humana.
Este tempo sem Papa, conhecido como Sede Vacante, levanta muitas questões. Como viver espiritualmente este momento? O P. António Ary, sj responde a estas e outras questões para compreender melhor o que acontece na transição papal
Choramos, sim. Mas, sobretudo, damos graças. Pela vida, pelo testemunho, pela ousadia. Eis o nosso humilde tributo, usando somente as suas palavras, para que continuem a ecoar além do seu pontificado.
Esta manhã, no bairro da Serafina, ultrapassou tudo o que vivi naquela semana inesquecível, onde os acontecimentos se sucederam, numa beleza e magnitude que todos reconhecem. E percebi, de modo palpável, o que significa amar sem medida.
Conversa com Austen Ivereigh, biógrafo do Papa, no Colégio São João de Brito, a 10 de abril de 2025. Uma reflexão profunda sobre o Papa Francisco, o futuro da Igreja e os desafios do nosso tempo.
Para o Papa Francisco, ser bispo de Roma não se resumia a falar para dentro de portas, assumindo, com coragem, a responsabilidade de ser uma referência na vida social e política do nosso mundo.