Últimas

Hino à Alegria

Que força criadora tão forte terá atravessado a surdez de Beethoven, na composição do Hino à Alegria, assumido como Hino da Europa? Neste tempo de redefinir quem nos representará no Parlamento Europeu, qual o nosso Hino da Alegria?

Um choro que nos faz acordar

As inundações devastadoras em Moçambique vieram revelar de forma aguda a contemplação proposta pelo Papa Francisco para esta Quaresma: o choro e a impaciência da criação, aguardando a nossa participação.

Nas asas de uma águia verde

O início de ano é marcado por balanços e propósitos, que gosto de traduzir em imagens. Este artigo tem assim a forma de exercício de imaginação. A proposta é que se deixem guiar e façam a vossa própria viagem.

O que esperar de Katowice?

De 2 a 14 de dezembro decorre em Katowice, na Polónia, a 24ª Cimeira das Nações Unidas para o Clima – COP 24. Neste tempo de espera que é o Advento, o que se espera de Katowice?

O próximo furacão tem de se chamar Justiça

O recente furacão Leslie levou-nos de volta à região centro, devastada pelos incêndios de outubro 2017 e onde pouco ou nada mudou. Que mais furacões serão precisos para reformar um sistema apático, injusto e perverso?

Batismo em Omaha

Molhar tranquilamente os pés na praia de “Omaha” foi como um batismo da minha memória e identidade, que me fez agradecer e questionar a nossa Europa, “livre” mas pouco disponível para acolher os desembarques dos nossos dias.

Bom clima para a mudança

Dois grandes eventos de grande projeção internacional, um evento nacional e um campo de férias para crianças e adolescentes e crianças do concelho de Ourém: bom clima para alavancar e avaliar por onde estão a ir as nossas mudanças!

Da manta de retalhos à beleza do pano

Todos pretendemos políticas mais justas, inclusivas e sustentáveis. Como seriam efetivas estas metas se fosse crescendo em nós a consciência do seu sentido cósmico e integrador, intimamente dependente de estilos de vida mais ordenados!

Uma Mesa com lugar para todos

Temos consciência de que as nossas opções alimentares podem contribuir para que todos tenham direito a uma alimentação adequada, assente em sistemas alimentares mais justos?