Últimas

Mãe, eu não quero morrer!

Para mim, que tenho uma necessidade de compreender e racionalizar a realidade que me envolve, imaginar um futuro sem tempo, sem espaço, sem fim e sem forma é mesmo uma prova de fé e de entrega e de amor.

Mais Artes e Humanidades

A dificuldade que temos em definir artes e humanidades não é acidental. A imagem que encontro (nada original) que mais facilmente expressa o que quero dizer é a da rede dos trapezistas no circo, ou melhor, a da falta da dita rede.

Inclusão Financeira: estratégia de combate à pobreza

Conversamos nesta conferência sobre dois estudos feitos em Moçambique para responder a estas questões. Estes estudos foram feitos com populações rurais que vivem em situações de grande isolamento, mas também com populações urbanas.

Como medes a tua vida?

De que forma queremos investir a nossa energia neste período em que temos de cumprir tantos requisitos para sentir que estamos a desempenhar a nossa função (relativamente) bem?

Elevador social ou Titanic cultural?

Cinquenta anos depois do 25 de abril, a escola não pode ser “elevador” para alguns e “Titanic” para outros. A missão da escola não é promover individualmente o cidadão, mas tornar possível um futuro melhor para todos os cidadãos.

(Des)encantos da adolescência

Fazer parte de um grupo, sentir-se integrado, descobrir ou partilhar interesses permite ao adolescente a consolidação dos valores pessoais e o desenvolvimento do sentimento de pertença.

Professores-Telemóveis

Curiosamente, o que desaparece do processo é a preocupação com a educação. A formação de ser humanos pensantes, independentes e que aspiram a encontrar sentido e orientação na sua vida. Os professores transformam-se em telemóveis.