Novos destinos de Jesuítas em Formação
Missões atribuídas no dia 24 de maio pelo Provincial.
Missões atribuídas no dia 24 de maio pelo Provincial.
Para mim, que tenho uma necessidade de compreender e racionalizar a realidade que me envolve, imaginar um futuro sem tempo, sem espaço, sem fim e sem forma é mesmo uma prova de fé e de entrega e de amor.
A dificuldade que temos em definir artes e humanidades não é acidental. A imagem que encontro (nada original) que mais facilmente expressa o que quero dizer é a da rede dos trapezistas no circo, ou melhor, a da falta da dita rede.
Conversamos nesta conferência sobre dois estudos feitos em Moçambique para responder a estas questões. Estes estudos foram feitos com populações rurais que vivem em situações de grande isolamento, mas também com populações urbanas.
De que forma queremos investir a nossa energia neste período em que temos de cumprir tantos requisitos para sentir que estamos a desempenhar a nossa função (relativamente) bem?
Um projeto que procura, através da conexão com a Natureza, a integração sensorial adaptada a contextos reais.
Cinquenta anos depois do 25 de abril, a escola não pode ser “elevador” para alguns e “Titanic” para outros. A missão da escola não é promover individualmente o cidadão, mas tornar possível um futuro melhor para todos os cidadãos.
Fazer parte de um grupo, sentir-se integrado, descobrir ou partilhar interesses permite ao adolescente a consolidação dos valores pessoais e o desenvolvimento do sentimento de pertença.
Curiosamente, o que desaparece do processo é a preocupação com a educação. A formação de ser humanos pensantes, independentes e que aspiram a encontrar sentido e orientação na sua vida. Os professores transformam-se em telemóveis.
A atividade está dividida em dois fins de semana, 6 e 7 de abril e 25 e 26 de maio, e decorrerá na Casa da Torre, em Soutelo.