Projeto Cuidar organiza primeiro encontro

Congresso dedicado ao tema da proteção de crianças e jovens será no dia 29 de junho na Católica de Lisboa, e contará com intervenções académicas, com testemunhos de organizações no terreno e partilha de boas práticas.

“Por uma cultura de proteção e bom trato de crianças e jovens.” É este o tema do primeiro encontro Cuidar, que se realizará no dia 29 de junho no edifício da Biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, um projeto que conta, desde o primeiro momento com o apoio da Companhia de Jesus.

O encontro abordará três vertentes deste tema: a teoria (head), a sensibilização (heart) e a prática (hands). Na primeira parte, serão abordados os fundamentos deste projeto Cuidar, pelo P. Luís Marinho, um dos fundadores do projeto, seguindo-se uma conferência sobre “Compreender o abuso: uma anatomia do poder eclesiástico”, orientada pelo P. João Eleutério, Rita Mendonça Leite e Alfredo Teixeira, docentes da UCP que desenvolveram uma investigação sobre este tema.

Na vertente da sensibilização, haverá uma conferência sobre compreender a vítima e como cuidar desta no momento da denúncia, liderada pela psicóloga Rute Agulhas, seguindo-se uma apresentação de um estudo qualitativo sobre perspectivas, conceitos e boas práticas do Cuidar. Ainda sob o tema da sensibilização, haverá uma abordagem à área da comunicação e à forma como estes processos podem ser geridos interna e externamente.

Da parte da tarde, haverá uma intervenção do P. Barry O’Sullivan, sacerdote irlandês, sobre o impacto do tema dos abusos sexuais na Igreja, concretamente entre os padres não abusadores. Segue-se depois uma apresentação de dois sistemas internos de proteção e cuidado – uma escola pública e uma escola privada – e ainda a apresentação de dois serviços de escuta, um dos jesuítas em Espanha (Entorno Seguro) e outro da associação SOS Voz Amiga.

A inscrição neste congresso é gratuita mas obrigatória.

O projeto CUIDAR é um projeto de investigação e extensão universitária promovido pelo CEPCEP, Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que tem como objetivo apoiar as organizações católicas que trabalham com crianças e jovens no desenvolvimento de uma cultura de bom trato usando abordagens centradas na criança e no seu bem cuidar.

Este projeto é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da UCP composta pelo CEPCEP, Instituto de Ciências da Família e CRC-W – Catolica Research Center for Psychological, Family and Social Wellbeing.

Desde a primeira hora, o Cuidar conta com a reflexão de um grupo de pessoas com experiência no tema, no âmbito de organizações como a Companhia de Jesus, o CNE – Corpo Nacional de Escutas e o Opus Dei.