Pedagogia em Tempos Incertos. Um novo livro sobre educação de cariz inaciano

A Axioma acaba de lançar mais um livro na sua coleção Pedagogia. À luz da pedagogia inaciana, com um olhar de esperança, este livro vem colmatar a necessidade de pensar a educação nestes atuais “tempos incertos”.

A Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia acaba de lançar um novo livro:  Educação em Tempos Incertos. Trata-se de uma edição organizada por alguns Docentes da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP de Braga, e que é fruto do III.º Congresso Internacional de Pedagogia – Educação em Tempos Incertos.

Tal como explica o P. José Manuel M. Lopes na Nota Introdutória: “(…) o relativismo, o individualismo, o comodismo, a “realização pessoal” mal-entendida porque egoísta, o hedonismo … endeusaram-se. Com esta publicação queremos contribuir para uma Nova Reforma Humanista, que urge encetar, para que o homem, no uso simultâneo da razão e do coração, se volte a questionar sobre a sua identidade, não comprometendo um património milenar identitário resultante de tantas e tão valiosas conquistas a nível civilizacional. (…) Para a Companhia de Jesus, na senda dos valores cristãos e na linha dos Exercícios Espirituais, a educação significa precisamente reforma, em primeiro lugar da pessoa e, através dela, da sociedade.”

Esta obra conta com vinte e um textos de especialistas notáveis como, entre muitos outros: P. Luiz Klein, SJ, Secretário e Delegado de Educação da Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina; P. Hans Zollner, SJ, Docente na PUG de Roma e presidente fundador do Centro de Proteção à Criança e membro da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores; O P. José Maria Guibert, SJ, especialista em liderança inaciana e Reitor da Universidade de Deusto (Bilbau) e o P. José Alberto Mesa, SJ, Secretário Mundial para a Educação da Companhia de Jesus.

Ao longo do livro são abordados os temas da pedagogia inaciana, a educação para o humanismo cristão, a corporeidade, a ideia de pessoa, a filosofia da educação e os desafios que os jovens enfrentam na contemporaneidade.

Segundo explica a Professora Ana Mira Vaz no seu artigo: “Por isso têm toda a razão os que nos advertem contra o entendimento de uma certa forma de espiritualidade que leve o homem a fugir do mundo como um lugar que incomoda e desconforta, quando é nesse mundo que somos eticamente chamados a ser e a estar, na construção de uma comunidade humana que seja justa e fraterna, em toda e qualquer uma das formas que esse dinamismo assumir.”

Como tal, este livro destina-se não só a todos os interessados em Pedagogia Inaciana, como também ao público mais alargado interessado nas temáticas da educação.

O índice e a nota introdutória podem ser consultados na página do livro.