Uma história em três atos, com pontos de oração que ajudam a refletir sobre o Tríduo Pascal; música para ajudar a rezar, ficheiros de som para meditar e ainda textos de opinião e imagens para melhor viver estes dias especiais. É esta a proposta do Ponto SJ para a Páscoa, que arranca já hoje com a publicação de uma pequena caixa de perguntas, escrita pelo jesuíta Samuel Afonso, onde se pode aprender ou recordar as principais ideias sobre o Tríduo Pascal.
O ponto forte desta série de publicações será a adaptação do texto “Moldura Vazia”, do P. Nuno Tovar de Lemos, sj que já foi publicado em livro e deu até origem a um musical. Este conto foi dividido em três partes e será publicado parcialmente na sexta, no sábado e no domingo, contando ainda com pontos de oração propostos pelo autor, que ajudam a transpor a história narrada para a vivência dos dias santos. As ilustrações são de Ana Miranda, da Rede Mundial de Oração do Papa.
Mas já na quinta-feira, dia da Ceia do Senhor, apresentaremos uma proposta musical: uma música do P. Rui Fernandes, sj intitulada “O Senhor mostrou o poder do seu amor”, que foi composta para a primeira edição do LabOratório. Nesse mesmo dia, publicaremos ainda uma fotogaleria com imagens a preto e branco da fotógrafa Madalena Meneses. Na Sexta-feira Santa, abriremos o dia com um artigo do P. Francisco Martins, a viver em Jerusalém.
No domingo de Páscoa, o texto que assinala a Ressurreição do Senhor é da autoria do P. João Aguiar Campos, sacerdote da Arquidiocese de Braga, e autor de vários livros. O artigo que dá o mote à Pascoa tem como inspirador título “Aquela inquieta manhã”.
Ao longo dos três dias do Tríduo Pascal, e numa parceria com a Rede Mundial de Oração do Papa, disponibilizaremos também a proposta de oração do Passo-a-rezar, que conta com os textos de D. José Tolentino Mendonça, e as vozes de Cuca Roseta e João Só.
No domingo, divulgaremos ainda no Ponto SJ as pequenas catequeses que o P. Miguel Gonçalves Ferreira, sj gravou para a Rádio Renascença, e que passarão, ao longo dos dias de quinta e sexta-feira, sábado e domingo.
Na agenda do Ponto SJ, pode encontrar também os horários das celebrações pascais das comunidades e paróquias ligadas aos jesuítas.