Padre Cruz morreu há 75 anos

A Companhia de Jesus assinalará esta data com uma missa que será celebrada no dia 1 de outubro na Capela do Cemitério de Benfica às 10h00, pelo Vice-postulador da Causa de Canonização do Padre Cruz, P. Dário Pedroso, sj.

Assinala-se no próximo dia 1 de outubro o 75º aniversário de falecimento do Servo de Deus Padre Cruz, sacerdote jesuíta conhecido desde cedo como o “Santo” Padre Cruz e cuja causa de canonização se encontra a decorrer na Santa Sé. A Companhia de Jesus assinalará esta data com uma missa que será celebrada na Capela do Cemitério de Benfica às 10h00, pelo Vice-postulador da Causa de Canonização do Padre Cruz, P. Dário Pedroso, sj.

O P. Francisco Rodrigues da Cruz, filho de Manuel da Cruz e de D. Catarina de Oliveira da Cruz, era natural da vila de Alcochete, onde nasceu a 29 de Julho de 1859. Formou-se em teologia na Universidade de Coimbra em 1880, e ordenou-se sacerdote em 1882.

Desde 1880 que desejou entrar na Companhia de Jesus vendo várias vezes indeferido o seu pedido devido à falta de saúde. Conseguiu em 1940, de Pio XII, licença para fazer os votos dispensando de noviciado. Pronunciou-os no Seminário da Costa, em Guimarães, a 3 de dezembro de 1940, festa de S. Francisco Xavier de quem era devotíssimo.

Faleceu aos 89 anos de idade, em 1 de outubro de 1948, depois de uma longa vida, de total desapego de bens materiais, em que exerceu intenso apostolado a favor dos mais frágeis e desamparados, dos pobres, dos presos, tornou-se exemplo vivo e reconhecido de intenso amor a Deus e ao próximo.

O seu funeral foi uma verdadeira apoteose em Lisboa. Por vontade própria, quis ficar sepultado no mesmo jazigo dos seus irmãos jesuítas, situado no Cemitério de Benfica em Lisboa.

A Causa de Canonização do Padre Cruz não pode deixar de prestar mais uma vez, a devida homenagem a este sacerdote que tanto bem exerceu por Portugal inteiro, tanta caridade, tal como Jesus a praticou.

Além da celebração da eucaristia, e como é habitual no dia do nascimento e do falecimento do Padre Cruz, o Jazigo onde repousam os seus restos mortais será aberto para todos os que queiram visitar e ali fazer a sua oração entre as 9h00 e as 9h45, reabrindo depois da missa e encerrando às 17h00.

A Clausura do Processo Diocesano Supletivo ocorreu a 17 de dezembro de 2020, tendo sido entregue à Santa Sé de seguida. Trabalha-se para que as Virtudes Heroicas do Padre Cruz sejam aprovadas e este possa ser declarado Venerável.

 

Para conhecer melhor a vida do Padre Cruz veja o documentário

Mais informações sobre a sua vida, podem ser lidas aqui.