Terra da fraternidade

É importante a dimensão simbólica deste ato, que celebra a democracia conquistada. Esta cerimónia adaptada, controlada, à porta fechada mantém a normalidade possível e contribui para agregar a comunidade em torno dos seus valores fundadores

“Em cada esquina um amigo / Em cada rosto igualdade / Grândola, vila morena / Terra da fraternidade!” Os versos de “Grândola, Vila Morena” serão cantados à janela no 25 de abril de 2020, às 15h. As medidas de saúde pública que limitam as concentrações de pessoas e apelam a que as pessoas fiquem em casa assim o exigem. Certamente, as palavras vão encher as ruas vazias. Tal como Cristo tem estado com os católicos que assistem à Eucaristia e a outras celebrações e orações através de meios eletrónicos.

Essa distância foi assumida pela Igreja Católica em Portugal como uma necessidade, num ato de fé e caridade. Por mais doloroso que esta situação seja para os católicos, em particular durante as celebrações da Páscoa e do subsequente Tempo Pascal, ela deve ser vivida como uma oferta amorosa ao próximo na qual encontramos Deus. Foi a própria Igreja, antes de qualquer declaração do estado de emergência, que tomou a decisão de suspender a celebração comunitária das Missas. Vale a pena recordar esse facto. A peregrinação internacional física a Fátima em Maio foi desconvocada mais tarde, mas com o mesmo sentido de responsabilidade pastoral. Estamos e estaremos presentes e unidos da forma apropriada a um contexto que nos chama à virtude do amor.

O mesmo se passará quando cantarmos “Grândola, Vila Morena”. A canção foi escrita e interpretada por Zeca Afonso e apropriada pelo povo português como símbolo da revolução democrática iniciada a 25 de abril de 1974. Nesse dia, à meia-noite e 21 minutos, foi transmitida pelo Rádio Clube Português como segunda senha para a revolução. A primeira senha foi dada por “E Depois do Adeus”, cantada por Paulo de Carvalho, na noite do dia anterior na emissão da Rádio Renascença. E o que proclamamos quando cantamos “Grândola, Vila Morena”? A amizade e a fraternidade humanas neste tempo, neste lugar. Encontrar um amigo em cada esquina na terra da fraternidade, como se diz na letra de “Grândola, Vila Morena”, evoca uma passagem do livro dos Provérbios: “Aquele que é amigo, é -o em todo o tempo; / e torna-se um irmão no tempo da desgraça” (17,17).

 

Neste sentido, a polémica sobre a sessão solene comemorativa do 25 de abril na Assembleia da República pode parecer irrelevante, um fait divers, mas não é. Tem a ver com a capacidade de não abrirmos mão do que nos constitui como comunidade democrática, mesmo, ou sobretudo, face à adversidade.

Além da crise sanitária, este tempo é, efetivamente, de desgraça para muitas famílias. Elas enfrentam dificuldades económicas devido ao desemprego, aos despedimentos e lay-offs. Os membros mais vulneráveis da nossa sociedade ficaram ainda mais expostos à indigência. Neste momento, precisamos de afirmar os valores da justiça social e da solidariedade que nos podem aproximar e unir e que estão ligados, na nossa história coletiva, à chamada Revolução dos Cravos. Como escreveu Ary dos Santos no poema “As Portas que Abril Abriu”, o cravo foi uma flor plantada para libertar, foi uma semente posta para que a liberdade florescesse. Retirados os presos políticos das prisões, ser solidário foi e é ser livre da prisão de si.

Neste sentido, a polémica sobre a sessão solene comemorativa do 25 de abril na Assembleia da República pode parecer irrelevante, um fait divers, mas não é. Tem a ver com a capacidade de não abrirmos mão do que nos constitui como comunidade democrática, mesmo, ou sobretudo, face à adversidade. As forças mais nacionalistas e populistas, aquelas sobre as quais o Papa Francisco nos tem alertado, aproveitaram para dividir, como fazem sempre, como se manter esta sessão fosse uma afronta. Mas, em vez disso, o próprio 25 de Abril continua a ser uma afronta às ideias que esses atores políticos defendem. Há, no entanto, quem expresse legítimas dúvidas sobre a sessão, por receio de que seja mal interpretada ou por darem pouca relevância ao seu simbolismo.

A comemoração institucional do 25 de abril tem um carácter único ancorado na união popular que desagua nas manifestações, que este ano não acontecerão. Não se trata de uma mera data. O 25 de abril permitiu a vida em sociedade de que desfrutamos hoje, derrotando a ditadura fascista, rejeitando o domínio colonial, e instaurando um regime de liberdade. Foi o início de uma revolução democrática, transformadora, progressista, cujos ideais ainda animam o povo português e alicerçam a nossa Constituição. Justamente por isso, deve ser celebrado na casa da democracia, cumprindo à risca os cuidados que a evolução epidemiológica impõe — nomeadamente a redução ao mínimo do número de pessoas (apenas 130 pessoas, quando a sala tem 920 lugares) e a separação de participantes entre os deputados que têm estado no hemiciclo e os convidados nas galerias.

Os órgãos de soberania estão em funcionamento em Portugal. A Assembleia da República, em especial, tem sido fundamental na discussão política e na deliberação legislativa, mesmo estando a funcionar com menos deputados do que aqueles que foram democraticamente eleitos. Esta sessão faz parte do seu trabalho. É, aliás, a afirmação do fundamento desse trabalho. Penso que é fácil um católico entender a importância da dimensão simbólica deste ato, que celebra e defende a democracia conquistada, sobretudo nesta conjuntura difícil que pode ser explorada por forças autoritárias. Esta cerimónia adaptada, controlada, à porta fechada, mantém a normalidade possível e contribui para agregar a comunidade em torno dos seus valores fundadores.

Mesmo considerando que algumas medidas em vigor que afetam as pessoas podem ou devem ser repensadas em função dos dados, uma sessão nestes moldes devia ser apoiada por quem valoriza a nossa democracia. A Assembleia da República, com a sua composição diversa, é um espelho das conquistas de Abril. A nossa democracia é um bem precioso, mas frágil, porque permanece inacabada, em cultivo, em projeto. O 25 de abril foi o começo de um caminho acidentado que ainda estamos a percorrer. Os passos sobre a gravilha que se ouvem no início de “Grândola, Vila Morena” são tão justos também por isso, ao anunciarem a terra da fraternidade que Portugal há-de ser.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.