Arranca no início da próxima semana o período para a entrega da declaração de rendimentos de 2017. Na hora de preencher o IRS, todos somos convidados a consignar parte do nosso rendimento (0,5%) a uma instituição social, ambiental ou cultural. Esta é uma forma simples de ser solidário com o seu imposto e de que não ter qualquer custo adicional. Trata-se apenas de direccionar esse dinheiro para uma instituição, em alternativa a que fique nos cofres do Estado. Atualmente, esta receita já representa uma fatia significativa do orçamento de algumas instituições, que podem, assim, desempenhar melhor a sua missão de apoio ao próximo. Para ajudá-las a fazer mais e melhor, basta um X na sua declaração de IRS.
O Ponto SJ traz-lhe, a partir de hoje, seis sugestões para aplicar esta consignação. Seis instituições ligadas à Companhia de Jesus que partilham a missão de ajudar quem mais precisa, sejam migrantes, refugiados, famílias em situação de vulnerabilidade, países em desenvolvimento ou comunidades com maiores dificuldades. Apesar de só poder ajudar uma instituição com o seu IRS, esta é uma forma de ficar também a conhecer melhor estas obras que integram o setor social dos jesuítas em Portugal. Estando informado sobre o trabalho que aí desempenham, pode também sugerir estas instituições a amigos e familiares para que também eles lhes consignem parte do seu IRS.
O Centro Comunitário São Cirilo é uma comunidade de inserção criada pelos jesuítas no Porto que acolhe e (re) capacita pessoas e famílias estrangeiras e nacionais a passar por fase temporária de fragilidade social (famílias despejadas de casa, pessoas sem-abrigo, estrangeiros sem emprego e retaguarda familiar e outros).
O Centro Social da Musgueira é uma IPSS ligada aos jesuítas que presta apoio social às crianças, jovens, idosos e famílias dos bairros sociais da Musgueira e vizinhos. Já com 55 anos de atividade, possui ATL, jardim de infância, mediateca, salas de estudo, formação profissional, centro de dia, apoio domiciliário e atendimento à comunidade.
O Centro Social Paroquial do Cristo-Rei é uma instituição da Paróquia de São Francisco Xavier de Caparica, zona de Almada, caracterizada por uma forte população imigrante e de baixos recursos. O Centro procura contribuir para o bem estar destas pessoas, através de respostas sociais desde a infância à terceira idade. Para ajudar, consigne 0,5% do seu IRS e 15% do seu IVA, utilizando o NIF 501723374.
A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) é uma organização da Companhia de Jesus que promove, através do trabalho em rede e criação de materiais e campanhas, uma educação para a cidadania global, a fim de que todos se tornem conscientes das desigualdades sociais e participem na construção de um mundo melhor.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional católica, que tem como missão “Acompanhar, Servir e Defender” os refugiados deslocados à força e imigrantes em situação vulnerável. O JRS está em cerca de 60 países e serve perto de um milhão de refugiados. O JRS tem em Portugal um centro de acolhimento e vários outros projetos, que ajudam anualmente muitas centenas de imigrantes e também refugiados.
Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica que trabalha em prol do desenvolvimento das comunidades locais em países de expressão portuguesa e também em Portugal. O trabalho no terreno é feito por jovens voluntários, estando atualmente presentes em Angola, Moçambique e São Tomé. A abertura de uma primeira comunidade em Portugal (Pragal) está prevista para breve.