Francisco e os jesuítas: uma visita aos irmãos

Como é habitual nas suas viagens apostólicas, Francisco visitou os seus companheiros jesuítas. Um encontro fraterno de irmãos, onde o Papa respondeu a perguntas e rezou com os 95 jesuítas presentes.

O encontro decorreu na capela dos alunos do Colégio S. João de Brito. À chegada, o Papa foi recebido pelo Provincial dos Jesuítas portugueses, P. Miguel Almeida, e pelo P. João Sarmento, escultor, que esculpiu uma imagem de São João de Brito, que o Papa benzeu. Bem disposto e conversador, Francisco foi encaminhado até à capela onde foi recebido pelos seus companheiros portugueses a cantar. Depois de umas breves palavras do P. Provincial onde apresentou a Província, o Papa pôs-se à disposição para responder a perguntas feitas pelos jesuítas.

No final, os jesuítas ofereceram alguns presentes ao Papa: um livro sobre a história da Companhia de Jesus, da autoria de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais; um livro de fotografia do jesuíta Paulo Teia, sj; uma imagem da Sagrada Família da autoria do P. Vasco Pinto Magalhães, sj; e um livro com as imagens do P. Nuno Branco, sj e textos do P. Nuno Tovar de Lemos, sj, que marcaram a Via Sacra de ontem na Colina do Encontro. O Papa teve ainda oportunidade de benzer a primeira pedra do novo Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).

O conteúdo da conversa do Santo Padre com os jesuítas deverá ser publicado na revista dos jesuítas italianos: La Civiltà Cattolica, pelo seu diretor o P. Antonio Spadaro, sj.

 

Fotografias: Vaticano e Rúben Marques