Foto-reportagem feita pela OFICINA – Escola Profissional do INA


Fotogaleria 5º aniversário do Ponto SJ
Foto-reportagem feita pela OFICINA – Escola Profissional do INA
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Sob o mote: “Soutelo Transforma”, a oferta da Casa da Torre para este ano pastoral apresenta 200 propostas inacianas tendo na sua base áreas como: Formação Humana e Espiritual, Exercícios Espirituais, Artes, Ecologia, entre outras.
E, por se tratar de um fracasso do homem – na medida em que é intangível o momento em que não existia um verso e passa a existir –, nunca se apaga, porque é incêndio que se ateia no coração de cada um. E, como tal, é único e irrepetível.
A Poesia no Bairro, um projeto da Associação Tanque em conjunto com a Brotéria, pretende trazer a poesia para o quotidiano analisando a perspectiva do autor sobre o quotidiano, o sonho, a sociedade, a arte e a criação.
Antecipa-se a extinção de profissões, uma artificialização da criação. Será assim?
A nomeação foi hoje divulgada pela revista, sediada em Roma, sendo que o jesuíta português irá substituir o jesuíta italiano P. Antonio Spadaro a partir de 1 de outubro.
Ao voltar ao “já visto”, não ponhamos o crachá e “mais do mesmo”, levantemos a cabeça para a podermos baixar com olhos novos, abertos à surpresa que não virá de fora, mas da atitude que o descanso conquistou.
Como é habitual nas suas viagens apostólicas, Francisco visitou os seus companheiros jesuítas. Um encontro fraterno de irmãos, onde o Papa respondeu a perguntas e rezou com os 95 jesuítas presentes.
Maria levantou-se e pôs-se a caminho. Jesus aprendeu com a sua Mãe: mesmo sob a cruz, Jesus levantou-se e pôs-se a caminho. Nesta via sacra foi possível, através das feridas de cada um, caminhar com a Cruz, junto a Jesus e Maria.
Somos frágeis, mas esta fragilidade é lugar de bênção quando deixamos que seja acolhida e amada. Foi esta a ideia que conduziu as canções do P. Duarte Rosado no concerto “Isaías e a fragilidade” que subiu ao palco no Campo da Graça.
Esta semana, no dia 13 de Março, celebraram-se 10 anos de Pontificado do Papa Francisco, o primeiro papa jesuíta da história da Igreja. Uma data tão importante deve ser homenageada, celebrada e pensada.
Durante três dias, entre oração, aventura e paisagens deslumbrantes, os jovens dos quatro centros universitários dos jesuítas e o Casarão (Évora) estiveram juntos numa peregrinação até ao santuário de Nossa Senhora da Nazaré.
As imagens de uma viagem em forma de conversa que nos levou da Roma eterna ao mundo de hoje e nos devolveu com mais esperança e desejo de compromisso à vida do nosso dia-a-dia. Um resumo da primeira viagem do Ponto SJ.