Foto-reportagem feita pela OFICINA – Escola Profissional do INA


Fotogaleria 5º aniversário do Ponto SJ
Foto-reportagem feita pela OFICINA – Escola Profissional do INA
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
São José foi pai? Graças a Deus foi. Pois então, aproveite-se para rezar pelos nossos pais. Mas não se tente oferecer ao mundo (que ignora São José) uma versão mais cómoda e acessível.
Conversa entre Isabel Alçada Cardoso, tradutora, e Gastão Cunha Ferreira sobre Desafetação e reutilização eclesial de Igrejas vai decorrer na Brotéria, em Lisboa, no dia 19 de março.
Nos dias 17 e 18 de março serão apresentados na Brotéria dois livros de Almada Negreiros: “A Invenção do Dia Claro” e “Nome de Guerra” de que se assinala o primeiro centenário da sua escrita.
O segredo está no olhar e no que podemos fazer com aquilo que os olhos captam, mas nem sempre vêem. Eu, que no final de cada dia me vejo obrigada a recolher loiça de todas as mesas da casa, jamais me lembraria de o reparar.
Neste ano de Jubileu, celebram-se 1700 anos do concílio de Niceia, que expressa o desejo de união da cristandade. Uma excelente oportunidade para conhecer o pulmão oriental da Igreja, na Sérvia, Bulgária e Roménia. Inscrições abertas.
Em 2025, o evento Fé e Cultura regressa, promovido pelo CUMN, para debater os ‘Sinais dos Tempos’. Realiza-se a 5 de abril no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, com inscrições já abertas.
Ordenado no dia 23, P. António Santos Lourenço celebrou a primeira missa na igreja do Colégio São João de Brito, onde fez o seu percurso académico durante muitos anos. A igreja encheu-se de familiares e amigos para participar na eucaristia.
Têm sido dias de muita atividade em Roma, com o arranque do Sínodo dos bispos, o Consistório que criou 21 cardeais, a apresentação da exortação Laudate Deum e a vigília ecuménica. Momentos únicos captados pelo jornalista Ricardo Perna.
Como é habitual nas suas viagens apostólicas, Francisco visitou os seus companheiros jesuítas. Um encontro fraterno de irmãos, onde o Papa respondeu a perguntas e rezou com os 95 jesuítas presentes.
Maria levantou-se e pôs-se a caminho. Jesus aprendeu com a sua Mãe: mesmo sob a cruz, Jesus levantou-se e pôs-se a caminho. Nesta via sacra foi possível, através das feridas de cada um, caminhar com a Cruz, junto a Jesus e Maria.
Somos frágeis, mas esta fragilidade é lugar de bênção quando deixamos que seja acolhida e amada. Foi esta a ideia que conduziu as canções do P. Duarte Rosado no concerto “Isaías e a fragilidade” que subiu ao palco no Campo da Graça.
Esta semana, no dia 13 de Março, celebraram-se 10 anos de Pontificado do Papa Francisco, o primeiro papa jesuíta da história da Igreja. Uma data tão importante deve ser homenageada, celebrada e pensada.