A Caminho com Francisco foi uma viagem Ponto SJ, que levou um grupo de 62 peregrinos, com idades entre os quatro meses e os 69 anos, a aprofundar o pensamento do Papa Francisco. Orientados pelo P. Francisco Campos e por Rita Sacramento Monteiro, o grupo começou por visitar as suas raízes em Assis, onde o Papa foi buscar inspiração a São Francisco, mestre da ecologia integral e da fraternidade, e terminou em Roma, centro do ministério petrino, onde o jesuíta Jorge Mario Bergoglio pôde encontrar muitas marcas do seu fundador e guia espiritual: Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, onde o jovem Jorge entrou com 21 anos. Sonhada há mais de um ano e construída ao longo de meses, esta peregrinação concretizou-se entre os dias 25 e 30 de abril.
Atravessada pela morte de Francisco, cuja notícia inesperada chegou dias antes do grupo partir, a viagem nunca se converteu num cortejo fúnebre, mas foi sempre marcada pela alegria e pela gratidão. Em pleno tempo pascal, o Espírito soprou forte no coração de cada um, nesta comunidade que caminhou e celebrou junta, em Igreja, superando dificuldades e cansaços, e levando à prática os princípios ditados por Francisco na sua primeira exortação apostólica Evangelii Gaudium: a realidade é superior à ideia; o todo é superior à parte; a unidade é superior ao conflito; o tempo é superior ao espaço.
Em ano de Jubileu, atravessamos juntos a Porta Santa na Basílica de São Pedro, imaginamos uma vida nova para cada um e para a Igreja, sonhamos relações reparadas e reconstruídas por Deus, comprometemo-nos com o futuro, a paz e o cuidado uns pelos outros e com a Casa Comum. Diante do túmulo de Francisco, que se transformou no inesperado ponto de chegada desta peregrinação, pudemos agradecer tanto bem recebido, e, consolados por este ciclo que se fecha, abrir o coração para o Papa que há-de vir.