Um exame de consciência pela Criação

Assinala-se no domingo o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Neste dia que marca também o arranque do chamado Tempo de Criação, propomos uma oração guiada para refletir sobre o modo como cada um se relaciona com a obra de Deus.

Assinala-se no domingo o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Neste dia que marca também o arranque do chamado Tempo de Criação, propomos uma oração guiada para refletir sobre o modo como cada um se relaciona com a obra de Deus.

Assinala-se este domingo, dia 1 de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Um dia que marca também o arranque do chamado Tempo de Criação, um período ecuménico que une Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo, e que se realiza anualmente de 1 de setembro até ao dia 4 de outubro, terminando com a festa litúrgica de São Francisco de Assis.

Na sua mensagem especial para este dia, dedicado ao tema “Espera e age com a Criação”, o Papa Francisco alertou para o impacto da ação humana sobre a natureza, propondo uma “ecologia humana e integral”, que contrarie a exploração descontrolada de recursos naturais. “Esta conversão consiste em passar da arrogância de quem quer dominar os outros e a natureza – reduzida a um mero objeto manipulável – à humildade de quem cuida dos outros e da criação”. Francisco, que tem escrito vários documentos importantes dedicados ao tema da ecologia – como a encíclica Laudato Sí em 2015 e a encíclica Laudate Deum em 2023 – sublinha que a salvaguarda da criação não é apenas uma questão ética, “mas é eminentemente teológica: na realidade, diz respeito ao entrelaçamento entre o mistério do homem e o mistério de Deus”.

Exame de consciência ecológico

No arranque deste tempo especial que a Igreja nos propõe, deixamos o desafio de fazer o exame de consciência ecológico. Uma oração guiada que permite refletir sobre a forma como cada um se relaciona com a obra que nos é oferecida por Deus. Esta proposta do Ponto SJ foi adaptada a partir de uma iniciativa dos jesuítas americanos e do Canadá. Foi inicialmente divulgada em 2020, quando passaram cinco anos da publicação da Laudato Sí.

Reconciliados com Deus, com a criação e com a humanidade.
Uma proposta do Ponto SJ adaptada a partir de:
“Reconcilling God, creation and humanity – An Ignatian Examen” da responsabilidade de: Office of Justice and Ecology of the Jesuit Conference of Canada and the United States e de Ignatian Solidarity Network.
Versão original: www.ecologicalexamen.org/
Adaptação: P. José Maria Brito, sj
Locução P. João Goulão, sj
Edição áudio: Miguel Fontes
Música: – Sabor da maçã – P. Duarte Rosado, sj

 

Vídeo da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2024

 

Para saber mais sobre as atividades propostas para este tempo pela Rede Cuidar da Casa Comum (na qual a Província Portuguesa da Companhia de Jesus está representada pela Fundação Gonçalo da Silveira) consulte o site aqui

 

Fotografia de capa: Eugénio Canotilho

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.