No âmbito do Seminário Pensar a Educação, iniciativa na qual se pensam e discutem temas ligados com educação através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros, António Leite de Castro apresenta o Diário (1924-1952), o registo íntimo dos primeiros anos de Sebastião da Gama como professor. O encontro vai ter lugar na Brotéria, no dia 6 de fevereiro, terça-feira das 19h às 20h30.
Escrito por sugestão do seu orientador de estágio, e editado postumamente, este Diário é mais do que um registo, é um pretexto para uma reflexão profunda sobre o Ensino e sobre a missão de ser professor. O também poeta Sebastião da Gama deixa-nos um testemunho sincero e apaixonado, que coloca o aluno no centro das suas preocupações e que nos revela um coração inquieto, consciente de que para ser professor “é preciso ter as mãos purificadas”.
Sebastião da Gama morreu novo, com vinte e sete anos, vitimado pela tuberculose renal, doença que o acompanhava desde jovem e que levou a sua família a fixar-se na Serra da Arrábida, paisagem que inspirou toda a sua obra poética. Sessenta anos depois da sua morte, o seu Diário continua a inspirar educadores, desafiando-nos a todos a (re)aprender a olhar.
______________________________________________________________________________________
António Leite de Castro
Professor de História no Ensino Básico e no Ensino Secundário. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela NOVA-FCSH. Atualmente a lecionar no Agrupamento de Escolas de Carcavelos.
Local: Brotéria
Duração: 1h30
Gratuito
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria