Saiba como ajudar as vítimas do terramoto

Após o severo terramoto que assolou a Síria e a Turquia na noite de 5 para 6 de fevereiro, a situação mantém-se catastrófica. Jesuítas lançam campanha internacional para apoiar as populações no terreno. Se puder, colabore.

Após o severo terramoto que assolou a Síria e a Turquia na noite de 5 para 6 de fevereiro, a situação mantém-se catastrófica. Jesuítas lançam campanha internacional para apoiar as populações no terreno. Se puder, colabore.

O cenário é desolador: continuam a retirar-se pessoas dos escombros, há muitos cidadãos que ficaram desalojados, num dos mais rigorosos invernos de que há registo, hospitais que deixaram de existir e os que se mantêm estão desativados por falta de condições, a eletricidade é um bem escasso e as comunicações são muito difíceis. Cinco dias após o terramoto que assolou a Síria e a Turquia, na madrugada de 6 de fevereiro, a situação mantém-se catastrófica. Também as comunidades jesuítas nestes países foram afetadas e procuram agora reerguer-se. Para ajudar a sanar esta calamidade, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus associa-se à campanha internacional lançada pelos jesuítas para acudir estas pessoas. E apela: dê um donativo para podermos ajudar quem mais necessita.

É urgente ajudar, é urgente criar condições para que as vítimas deste terramoto se possam restabelecer. Por isso, a Fundação Gonçalo da Silveira (organização da Companhia de Jesus), membro da Rede Xavier, que ativa campanhas de emergência através de parceiros internacionais que estão no terreno, já lançou a sua campanha para acudir a estas populações. Esta rede resulta de uma parceria internacional de missão e de desenvolvimento entre várias organizações jesuítas.

Os fundos recolhidos nesta campanha serão entregues ao Serviço Jesuíta aos Refugiados – Síria (JRS), que desenvolve a sua ação no Médio Oriente e Norte de África, nomeadamente em Alepo, onde há mais de 10 anos apoia deslocados internos vítimas da guerra. Aí, além das pessoas que já beneficiam da ação do JRS – Síria, serão também apoiadas outras situações de vulnerabilidade agravadas pelas consequências do terramoto. Em Alepo, uma das regiões mais afetadas, a destruição obriga famílias a acomodarem-se nas ruas e a enfrentarem as consequências de um inverno rigoroso. A situação que esta população vive é crítica, esta região está sob a ameaça constante de uma guerra prolongada e por uma crise de êxodo forçado de pessoas.

Ajude a combater esta calamidade! Através do seu donativo chegaremos perto de quem mais necessita.

Faça o seu donativo, aqui:

Sismo Turquia-Siria

Após fazer o donativo, envie o comprovativo para [email protected]  com as seguintes informações: Nome, NIF e Morada e/ou Email para envio do recibo.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.