Playlist
Fotografia: Nevin Ruttanaboonta – Unsplash
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Pausas para Inspirar - II
Playlist
Fotografia: Nevin Ruttanaboonta – Unsplash
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Num tempo onde cresce silenciosamente a indiferença e o alheamento em relação ao outro, São José permanece uma séria interpelação a cuidar do mistério do outro que nos é confiado. O testemunho dos seminaristas neste ano de São José.
Hoje deixamos mais uma proposta para viver em casa este tempo da Quaresma. Convidamos a que de um modo simples todos em cas se possam dedicar a algum tempo passado em comum sem telemóveis ou outros objetos eletrónicos.
A quaresma deste ano pode ser tempo particularmente propício para tirar proveito da penitência imposta pela pandemia e pelo longo estado de confinamento em que nos encontramos.
Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, haverá transmissões da missa online. E todos os dias da Quaresma um vídeo com pontos de oração para o dia seguinte preparado pelos jesuítas da Brotéria, Encarnação e São Roque. Propostas são muitas e variadas
Ponto de Abastecimento adapta-se ao tempo de Quaresma e propõe retiro online em cinco sábados, com exposição de tema, pontos de oração, celebração da palavra e acompanhamento espiritual. Ao domingo, mantém-se a proposta da Igreja Doméstica.
O caminho passa, pois, pela reforma que, em vez de matar, aproveita tudo o que há de bom num carisma e num instituto, por forma a gerar mais vida, reconhecendo o mal cometido e corrigindo-o, na esperança de um futuro melhor.
O jornalista Tiago Freire reconhece que o fim de semana perdeu algum do seu charme com a fusão entre ambientes pessoais e profissionais, mas ainda assim deixa-nos uma playlist para gozar em casa, com o sol a entrar pela janela.
Esta semana, a Brotéria traz-nos Baron Noir, uma série sobre os bastidores da política francesa numa era de populismo e discursos anti-sistema.
No atual contexto de pandemia, sonhar com essa fraternidade torna-se mais urgente. E o apelo para a construirmos, com a graça de Deus, também se torna mais compreensível, mesmo do ponto de vista teológico e espiritual.
Esta semana a Brotéria sugere o livro O sonho é um grande escritor, publicado pela Assírio & Alvim. Uma colectânea de 200 páginas que é também uma janela para a intimidade desta escritora portuguesa.
Namorar faz muito bem e recomenda-se vivamente. No entanto, vivemos num tempo de alterações enormes não só no rumo que se espera de uma relação amorosa, mas também no próprio conteúdo. Aqui fica o testemunho da Matilde e do António.
Uma proposta simples de sugestões para viver em família sintonizados com o que Jesus nos propõe.