Playlist Pausas para Inspirar
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Pausas para Inspirar - II
Playlist Pausas para Inspirar
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Todas as noites, às 22h, uma proposta de pontos de oração para o dia seguinte. Uma proposta quaresmal dos jesuítas da Brotéria, Encarnação e São Roque.
Desconfio sempre que ouço alguma pessoa afirmar que teve continuamente uma Fé sem hesitações ou questionamentos, ou seja, linear. É algo que me impressionou e impressionará, independentemente de quem o profira.
Num tempo onde cresce silenciosamente a indiferença e o alheamento em relação ao outro, São José permanece uma séria interpelação a cuidar do mistério do outro que nos é confiado. O testemunho dos seminaristas neste ano de São José.
Hoje deixamos mais uma proposta para viver em casa este tempo da Quaresma. Convidamos a que de um modo simples todos em cas se possam dedicar a algum tempo passado em comum sem telemóveis ou outros objetos eletrónicos.
A quaresma deste ano pode ser tempo particularmente propício para tirar proveito da penitência imposta pela pandemia e pelo longo estado de confinamento em que nos encontramos.
Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, haverá transmissões da missa online. E todos os dias da Quaresma um vídeo com pontos de oração para o dia seguinte preparado pelos jesuítas da Brotéria, Encarnação e São Roque. Propostas são muitas e variadas
Visita do Papa ao Iraque, que começa amanhã, vai reavivar memórias, momentos terríveis que aconteceram quando as aldeias e vilas cristãs foram ocupadas pelos jihadistas do Daesh em 2014. Fundação AIS apoia as famílias no terreno.
Não sigamos a lógica de Lampedusa, segundo a qual é preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique como está. Os dados sobre a litoralização do país, o despovoamento do interior e as consequências dramáticas para todos são públicos.
Em alguns contextos familiares, podemos não estar a perceber que precisamos de ajuda. Que deixámos de ser os pais que sonhámos ser. Que deixámos de ser atentos, amorosos, respeitadores, construtivos nas relações com filhos e outros adultos.
O jornalista Tiago Freire reconhece que o fim de semana perdeu algum do seu charme com a fusão entre ambientes pessoais e profissionais, mas ainda assim deixa-nos uma playlist para gozar em casa, com o sol a entrar pela janela.
Esta semana, a Brotéria traz-nos Baron Noir, uma série sobre os bastidores da política francesa numa era de populismo e discursos anti-sistema.
No atual contexto de pandemia, sonhar com essa fraternidade torna-se mais urgente. E o apelo para a construirmos, com a graça de Deus, também se torna mais compreensível, mesmo do ponto de vista teológico e espiritual.