Pintura da missão cristã do Japão  

O Seminário de Pintura da missão cristã do Japão abriu na década de 1590 para dar resposta à necessidade crescente de fabrico de imagens a utilizar nas igrejas e a distribuir pelos crentes.

O Seminário de Pintura da missão cristã do Japão abriu na década de 1590 para dar resposta à necessidade crescente de fabrico de imagens a utilizar nas igrejas e a distribuir pelos crentes.

Na próxima terça-feira, dia 20 de Junho, entre as 18h30 às 20h, vai decorrer mais um encontro da iniciativa Seminário da História dos Jesuítas sobre Pintura da missão cristã do Japão com Alexandra Curvelo.

Estes encontros mensais pretendem promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti-jesuitismo, expulsão e restauração.

O Seminário de Pintura da missão cristã do Japão abriu na década de 1590 para dar resposta à necessidade crescente de fabrico de imagens a utilizar nas igrejas e a distribuir pelos crentes. Este foi um lugar de aprendizagens multifacetadas, incluindo a pintura e a gravura, mas também o fabrico de relógios mecânicos e de instrumentos musicais. Através da análise de algumas obras é possível perspetivar a circulação de pessoas, ideias, objetos e imagens entre diferentes contextos culturais e religiosos por via deste espaço, assim como diferentes modos de reinterpretação e de ressignificação que os objetos e as imagens assumiram. De que modo as culturas material e visual associadas ao Seminário de Pintura surgem como uma evidência particularmente relevante de relações e de interações sociais complexas e multifacetadas que estão na base da criação de um espaço único? Discutem-se processos de interculturalidade no Japão da Idade Moderna.

Esta iniciativa tem a coordenação de António Júlio Trigueiros SJ e Francisco Malta Romeiras (FCUL)

___________________________________________________________________________________________

Alexandra Curvelo
Professora Associada com Agregação e Directora do Instituto de História da Arte (IHA) da NOVA FCSH. Autora e /ou editora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, foi Investigadora Principal do Projecto FCT Interacções entre Rivais: a Missão Cristã e as Seitas budistas no Japão durante a presença Portuguesa (c.1549-c.1647). A sua pesquisa centra-se no estudo da cultura visual e material dos Europeus na Ásia dos séculos XVI-XVII, com particular enfoque no Japão, assim como nos processos de transferências culturais entre a Ásia e a América.

 

Local: Brotéria
Duração: 1h30
Gratuito

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria