O adultério do rei

O desejo do rei David por Betsabé, cantado por Leonard Cohen, pintado por Rembrandt e decifrado especialmente para si, o leitor.

O desejo do rei David por Betsabé, cantado por Leonard Cohen, pintado por Rembrandt e decifrado especialmente para si, o leitor.

1. Como mel para a boca

Em Hallelujah, Leonard Cohen recorda o momento em que o rei David vislumbra Betsabé pela primeira vez: You saw her bathing on the roof (Tu viste-a banhar-se no terraço). Para perceber a alusão, há que ler o texto bíblico…

Mas, primeiro, o grande Cohen!


2. Um texto bíblico

No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David:

– Estou grávida.

Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. E depois disse-lhe:

– Desce à tua casa e lava os teus pés.

Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. Mas, Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. E contaram-no a David, dizendo-lhe:

– Urias não foi a sua casa.

David perguntou a Urias:

– Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?

Urias respondeu:

– A Arca de Deus habita numa tenda, assim como Israel e Judá. Joab, meu chefe, e seus servos dormem ao relento, e eu teria coragem de entrar na minha casa para comer e beber e dormir com a minha mulher? Pela tua vida, pela tua própria vida, não farei tal coisa!

(…)

No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias. Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.» Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo. Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.

(…)

Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias chorou-o. Terminados os dias de luto, David mandou-a buscar e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas, o procedimento de David desagradou ao Senhor.

Segundo Livro de Samuel 11,1-11.14-17.26-27.


3. O esclarecimento

O rei David é uma das mais importantes personagens bíblicas. No Wall of Fame da Bíblia, David encontra-se seguramente lado-a-lado com Moisés ou Abraão! Mesmo Agostinho de Hipona – o famoso Santo Agostinho – se espanta afirmando que “mesmo um tal grande profeta, escolhido de forma impressionante pelo Senhor Deus, pôde cometer um adultério, ao desejar e ficar com a esposa de outro homem, e um horrível homicídio, ao matar o marido.” Epistola 82

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Jean-Léon Gérôme (1824-1904), Betsabé (1889),
 Coleção privada.

Como é possível que a Bíblia conte tamanho pecado cometido por um dos seus heróis?

Vamos recriar a cena, clarificando cada detalhe, a fim de “pôr o dedo na ferida”:

  • David deita-se com Betsabé, a mulher do soldado Urias, o Hitita, que partiu para o campo de batalha às ordens do próprio David: belo rei! É verdade que tudo terminará com um casamento, mas…
  • Azar do pior, ela engravida! David tem que salvar a pele e, por isso, chama o seu soldado de volta…
  • Quando David diz a Urias para “descer a casa da sua mulher a lavar os pés”, ele está na prática a convidá-lo para dormir com ela, já que na Bíblia a expressão é um eufemismo para falar de sexo… Sugestivo, não?
  • À cobardia de David opõe-se a lealdade de Urias, que sabe, pela Lei, que não deve dar-se aos prazeres, enquanto os seus companheiros estão em combate. Como tem consciência da dificuldade em resistir ao desejo de estar intimamente com a sua mulher, recusa-se a ir para casa e prefere “dormir à porta do palácio do rei”. É o que se chama ser prudente…
  • Entalado num impasse, David vai mais longe e cava a sepultura de Urias: ordena a um dos seus generais que mande o pobre soldado para a morte certa!

 

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Jan Massys (1509-1575), David e Betsabé (1562), 
Museu do Louvre, Paris, França.

O que é que podemos reter desta história horrível?

  • A Bíblia ensina-nos que a santidade não é uma questão de origem étnica ou de estatuto. O maior rei da história do povo eleito deixa-se vencer no campeonato da virtude por um estrangeiro. Urias é chamado “o hitita”, porque muito provavelmente nasceu na Ásia Menor (atual Turquia).
  • A Bíblia não é a história mítica de heróis inacessíveis. As suas personagens estão cheias de defeitos: o rei David liberta as suas pulsões, recusa-se a reconhecer a falha grave e esforça-se por encobri-la, ao ponto de cometer um crime.
  • Que um texto como este seja considerado parte da Sagrada Escritura é verdadeiramente notável: desde o início, a Palavra desce ao nível da humanidade e vem habitar o coração da História, mesmo os seus recantos mais sombrios.
  • É evidente que a história não se fica por ali. O rei David, ao tomar consciência da gravidade da sua falha, arrepende-se amargamente.

Para descobrir mais profundamente a figura do Rei David, convidamos-vos a ler o Segundo Livro de Samuel. Lê-se como um bom romance…!

 

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Rembrandt (1606-1669), Betsabé durante o banho (1654), Museu do Louvre, Paris, França.

Rembrandt pinta Betsabé com uma missiva na mão, o que pode ser interpretado de duas maneiras:

  1. Trata-se do convite enviado por David para que venha visitá-lo (ficando ela de rosto ruborizado – pormenor que o texto bíblico não apresenta), o que a deixa confusa.
  2. Trata-se da carta que dá conhecimento da morte do seu marido.

Rembrandt teria assim sobreposto as duas cenas: Betsabé no banho antes do adultério e Betsabé depois de ter conhecimento do falecimento de Urias, acentuando o carácter dramático desse(s) banho(s).


4. E ainda uma palavra final…

Na biografia de Mermoz, escrita em 1938, Joseph Kessel mostra que o seu herói é feito de grandeza e de miséria. A sua reflexão faz eco ao episódio de David e Betsabé:

“Um santo não nasce armado da santidade, como se de uma couraça se tratasse. Um herói não é o resultado de um molde pré-fabricado. A grandeza do ser humano está na sua complexidade. O resto não é senão folclore.”

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


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