1. Como mel para a boca
Em Hallelujah, Leonard Cohen recorda o momento em que o rei David vislumbra Betsabé pela primeira vez: You saw her bathing on the roof (Tu viste-a banhar-se no terraço). Para perceber a alusão, há que ler o texto bíblico…
Mas, primeiro, o grande Cohen!
2. Um texto bíblico
No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David:
– Estou grávida.
Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. E depois disse-lhe:
– Desce à tua casa e lava os teus pés.
Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. Mas, Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. E contaram-no a David, dizendo-lhe:
– Urias não foi a sua casa.
David perguntou a Urias:
– Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?
Urias respondeu:
– A Arca de Deus habita numa tenda, assim como Israel e Judá. Joab, meu chefe, e seus servos dormem ao relento, e eu teria coragem de entrar na minha casa para comer e beber e dormir com a minha mulher? Pela tua vida, pela tua própria vida, não farei tal coisa!
(…)
No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias. Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.» Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo. Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.
(…)
Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias chorou-o. Terminados os dias de luto, David mandou-a buscar e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas, o procedimento de David desagradou ao Senhor.
Segundo Livro de Samuel 11,1-11.14-17.26-27.
3. O esclarecimento
O rei David é uma das mais importantes personagens bíblicas. No Wall of Fame da Bíblia, David encontra-se seguramente lado-a-lado com Moisés ou Abraão! Mesmo Agostinho de Hipona – o famoso Santo Agostinho – se espanta afirmando que “mesmo um tal grande profeta, escolhido de forma impressionante pelo Senhor Deus, pôde cometer um adultério, ao desejar e ficar com a esposa de outro homem, e um horrível homicídio, ao matar o marido.” Epistola 82
Como é possível que a Bíblia conte tamanho pecado cometido por um dos seus heróis?
Vamos recriar a cena, clarificando cada detalhe, a fim de “pôr o dedo na ferida”:
- David deita-se com Betsabé, a mulher do soldado Urias, o Hitita, que partiu para o campo de batalha às ordens do próprio David: belo rei! É verdade que tudo terminará com um casamento, mas…
- Azar do pior, ela engravida! David tem que salvar a pele e, por isso, chama o seu soldado de volta…
- Quando David diz a Urias para “descer a casa da sua mulher a lavar os pés”, ele está na prática a convidá-lo para dormir com ela, já que na Bíblia a expressão é um eufemismo para falar de sexo… Sugestivo, não?
- À cobardia de David opõe-se a lealdade de Urias, que sabe, pela Lei, que não deve dar-se aos prazeres, enquanto os seus companheiros estão em combate. Como tem consciência da dificuldade em resistir ao desejo de estar intimamente com a sua mulher, recusa-se a ir para casa e prefere “dormir à porta do palácio do rei”. É o que se chama ser prudente…
- Entalado num impasse, David vai mais longe e cava a sepultura de Urias: ordena a um dos seus generais que mande o pobre soldado para a morte certa!
O que é que podemos reter desta história horrível?
- A Bíblia ensina-nos que a santidade não é uma questão de origem étnica ou de estatuto. O maior rei da história do povo eleito deixa-se vencer no campeonato da virtude por um estrangeiro. Urias é chamado “o hitita”, porque muito provavelmente nasceu na Ásia Menor (atual Turquia).
- A Bíblia não é a história mítica de heróis inacessíveis. As suas personagens estão cheias de defeitos: o rei David liberta as suas pulsões, recusa-se a reconhecer a falha grave e esforça-se por encobri-la, ao ponto de cometer um crime.
- Que um texto como este seja considerado parte da Sagrada Escritura é verdadeiramente notável: desde o início, a Palavra desce ao nível da humanidade e vem habitar o coração da História, mesmo os seus recantos mais sombrios.
- É evidente que a história não se fica por ali. O rei David, ao tomar consciência da gravidade da sua falha, arrepende-se amargamente.
Para descobrir mais profundamente a figura do Rei David, convidamos-vos a ler o Segundo Livro de Samuel. Lê-se como um bom romance…!
Rembrandt pinta Betsabé com uma missiva na mão, o que pode ser interpretado de duas maneiras:
- Trata-se do convite enviado por David para que venha visitá-lo (ficando ela de rosto ruborizado – pormenor que o texto bíblico não apresenta), o que a deixa confusa.
- Trata-se da carta que dá conhecimento da morte do seu marido.
Rembrandt teria assim sobreposto as duas cenas: Betsabé no banho antes do adultério e Betsabé depois de ter conhecimento do falecimento de Urias, acentuando o carácter dramático desse(s) banho(s).
4. E ainda uma palavra final…
Na biografia de Mermoz, escrita em 1938, Joseph Kessel mostra que o seu herói é feito de grandeza e de miséria. A sua reflexão faz eco ao episódio de David e Betsabé:
“Um santo não nasce armado da santidade, como se de uma couraça se tratasse. Um herói não é o resultado de um molde pré-fabricado. A grandeza do ser humano está na sua complexidade. O resto não é senão folclore.”
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!
Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.
Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.
PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.