* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Jesus e as multidões
Jesus nunca disse que veio para os perfeitos – bem pelo contrário. Porque insistimos em construir um reino de perfeição, esquecendo a multidão de que fazemos parte?
Caderno de Advento – Um encontro que se torna paz
Caderno de Advento é feito com a colaboração das famílias e também de avós, representantes das associações de pais, jesuítas, membros do conselho de direção do Colégio S. João de Brito e Colégio das Caldinhas. Introdução é do P. Provincial.
Propostas para viver melhor o Advento
O Advento chega no domingo. Neste artigo, o Ponto SJ apresenta-lhe algumas das iniciativas, presenciais e online, preparadas pelas Obras apostólicas da Companhia de Jesus para viver melhor este tempo de preparação do Natal.
Página em branco – Deus, fragilidade e arte
Aquele lugar do não de Deus onde Ele nos mostra o seu grande sim, onde Ele se revela e enche o breu com os sinais da sua presença. E essa é a beleza que nos é dada a viver agora. Não é toda, mas é a possível.
Igrejas pombalinas e reforma litúrgica: a igreja da Encarnação
O Seminário de Arquitetura e Espaço Litúrgico aborda temas fundamentais sobre as origens e a história recente da arquitetura religiosa, os elementos do espaço litúrgico e a sua organização.
A montanha pariu um rato?
Numa sociedade polarizada, numa Igreja que reflete aquilo que a circunda, precisamos – preciso – de ser menos sectários e de deixar de lado as nossas – minhas – obsessões. Não é só no exterior da Igreja que há muito individualismo.
Eutanásia e morte medicamente assistida – importância da História e das palavras na construção de um imaginário coletivo
As palavras têm peso e o uso atento não é mero pormenor. As histórias moldam o inconsciente coletivo e definem a visão do mundo e de nós próprios. Se diluirmos o conteúdo das palavras, se as empregarmos sem reflexão, esvazia-se o sentido.
A alternativa da esperança
A esperança é uma forma de manter em aberto todas as possibilidades e de poder ultrapassar com êxito todos os desafios num prazo maior ou menor, apesar da multitude de incertezas, do peso do sofrimento e da crueldade da injustiça.
P. Miguel Pedro Melo nomeado Vice-Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa
A missão de integrar a equipa internacional da RMOP foi confiada ao jesuíta português pelo Superior Geral da Companhia de Jesus e só deverá efetivar-se a partir do verão do próximo ano, pois o P. Miguel ainda irá para a Terceira Provação.
Advento – Abrir as portas à esperança
Refletir sobre a esperança através do olhar de quatro pessoas não crentes e um retiro online de um dia para os que querem preparar a chegada do Menino. São estas as propostas do Ponto SJ para o tempo de Advento que está quase a começar.
Em vias de extinção! Sobreviverão as democracias liberais à crise ecológica?
Estas e outras propostas de biocracias, em que todas elas gozam de uma certa popularidade na literatura política atual, merecem ser analisadas serenamente sob um prisma democrático.
O trabalho infantil e a Convenção sobre os direitos da criança
Segundo as últimas estimativas globais, são 160 milhões de crianças a trabalhar, um rácio alarmante de cerca de uma em cada dez crianças em todo o mundo. Um rácio calculado ainda antes do eclodir dos últimos conflitos armados.