* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.

Especial 500 anos da conversão de Santo Inácio
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Conferência gravada no CASARÃO, em Évora, no dia 24 de maio de 2022, e foi apresentada pelo P. Javier Melloni, teólogo jesuíta. Tema: Interioridade, diálogo e oração.
Todos, sem exceção, e independentemente do estatuto social, cultura, país, são convidados para o banquete do reino. Não é cómodo seguir Jesus, não é fácil encontrar a felicidade, a salvação. Uma proposta de oração da Carolina Portela.
Assinalam-se amanhã quatro anos da publicação da “Carta do Papa Francisco ao Povo de Deus” sobre os abusos sexuais na Igreja. António Theriaga acompanha há vários anos este tema com o qual teve que lidar diretamente. Fica o seu testemunho.
“Aqui Deus ganhou para si Inácio de Loyola” – repeti eu, timidamente. E tal como como uma bala de canhão destroçou as pernas e os sonhos de Inácio, esta frase estilhaçou o que eu pensava que sabia sobre Inácio.
Para ver a realidade como é, as coisas como são, eu como sou… é preciso olhar. Sem olhar, as coisas são só coisas, não têm nada a ver comigo e esgotam a sua existência na satisfação das minhas necessidades.
Cá por casa, o descanso vai assumir momentos de aborrecimento, como pedagogia e criatividade. Como objetivo e resistência. Alguns vão-se perder e outros procurar. Com o GPS, rezo para que descubramos o regresso a casa, transformados.
Outrora e outros tempos, um livro de Olga Tokarczuk, Prémio Nobel da literatura em 2018, é a sugestão de leitura de Rita e Inês Serra Lopes.
O artista e Coordenador de Comunicação do Magis 2023 apresenta-nos uma playlist que é capaz de nos levar a uma viagem ao nosso interior. Ajuda-nos a sermos capazes de zarpar sem medo, rumo a novos horizontes.
Esta conferência foi gravada no CUMN, em Coimbra, no dia 26 de maio de 2022, e foi apresentada pelo P. Javier Melloni, teólogo jesuíta. Tema; De Inácio de Loiola para um mundo globalizado.
Esta intensidade, que aparenta afastar-se de qualquer descanso, é, na verdade, o que o torna efetivamente possível. Só a partir deste Amor, loucamente mais forte que tudo, é que vivemos a Paz, e construímos o regresso a Casa, o Reino.
Obra que fala da vida como vocação, da vida enquanto confronto com Algo misterioso que nos chama, nos convoca. Isto é, o drama da vida diante de Deus, e das nossas respostas às Suas iniciativas. Se assim não fosse, a vida seria uma tragédia
Aos 80 anos, o P. Domingos Monteiro da Costa, jesuíta há 63, celebrou 50 anos de sacerdócio. Pároco da Mexilhoeira Grande, no Algarve, há 47 anos, aí desenvolve um forte e intenso trabalho pastoral e social.