Criámos um Livro de Condolências online e convidamos todos os que conheceram o P. José Maria Brito a deixarem uma mensagem de homenagem. Será uma forma de manter viva a sua memória e tudo aquilo que fez por cada um de nós.
Criámos um Livro de Condolências online e convidamos todos os que conheceram o P. José Maria Brito a deixarem uma mensagem de homenagem. Será uma forma de manter viva a sua memória e tudo aquilo que fez por cada um de nós.
O P. José Maria Brito, sj idealizou o Ponto SJ como um lugar de reflexão, de partilha e de discussão mas também como um espaço para criar comunidade. Neste momento da sua partida, são inúmeras as partilhas que nos chegam sobre as relações que foi construindo e as pessoas que foi tocando ao longo da sua vida. Com o desejo de perpetuar a sua memória, criamos agora um Livro de Condolências online. Convidamos aqueles que com ele se cruzaram a preencherem com as suas memórias e mensagens de homenagem.
Se tiver registos que gostasse de partilhar (fotografias, vídeos, escritos) pode fazê-lo para o email [email protected].
Abrimos também uma página especialcom vários informações sobre o P. José Maria Brito, sj
Que este testemunho se mantenha vivo em nós.
Lançamento do Ponto SJ, em fevereiro de 2018
Na Igreja de Santo António dos portugueses, em Roma, durante a viagem do Ponto SJ.
Numa entrevista ao jesuíta James Keenan, feita em conjunto com António Marujo.
Na viagem a Roma, organizada pelo Ponto SJ em 2022.
Com o P. José Frazão, o P. Francisco Martins e a Rita Carvalho, parte da equipa que esteve na origem do Ponto SJ, em 2022.
Em Roma, a participar num encontro de formação com jornalistas e comunicadores da Igreja.
Lançamento do Ponto SJ no Teatro da Comuna, em 2018
A entrevistar Viriato Soromenho Marques
Na viagem do Ponto SJ a Roma em 2022.
Na apresentação do livro do Ponto SJ, em fevereiro de 2020.
Numa iniciativa online, durante a pandemia, com Adolfo Mesquita Nunes e José Manuel Pureza.
Numa homenagem ao P. Stan Swamy, jesuíta indiano.
Numa celebração campal organizada pela Paróquia de Cascais.
Na sacristia da comunidade São Pedro Canísio, em Roma, com o P. José Frazão.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
De 19 a 22 de maio, em Paris, 23 responsáveis por gabinetes de comunicação da Companhia de Jesus encontraram-se para mais uma edição do JesWebCom, que contou também com a participação da Província Portuguesa.
Há pouco mais de 100 anos, Nossa Senhora veio a Fátima e pediu que rezássemos o terço todos os dias para que a guerra acabasse. A sua mensagem não podia ser mais actual.
Não era uma porta de uma basílica. Era Jesus, que me ia fazer passar do que eu sou, para aquilo que Ele quer que eu seja. A porta é santa porque trata da minha santidade, da de cada um de nós.
Este documento vivo que é a Laudato Si’ continua a propor-nos um caminho concreto de conversão interior, ancorado num olhar agradecido sobre a vida, aplicável a qualquer realidade individual ou comunitária.
Apesar dos caminhos distintos, Agostinho e Inácio partilham esta convicção profunda: que o coração — lugar de escuta, discernimento e decisão — é o espaço onde se joga a verdade da vida cristã.
Há três princípios essenciais, inegociáveis, que devem fazer parte de qualquer resposta à questão migratória: o direito de permanecer, o direito de migrar e o direito à paz.
Tudo indica que Leão XIV deseja levar adiante o caminho de uma Igreja missionária, sinodal, atenta aos últimos e aberta à escuta, cooperando com a graça na fidelidade ao legado de Francisco e à Tradição viva da Igreja.
É o Espírito Santo que faz da decisão daqueles homens, que permanecem livres para o escutarem, uma decisão“ do aquém, que se pode tornar, na medida em que estes o deixarem — e assim esperamos que tenha acontecido — uma manifestação do Além.