Criámos um Livro de Condolências online e convidamos todos os que conheceram o P. José Maria Brito a deixarem uma mensagem de homenagem. Será uma forma de manter viva a sua memória e tudo aquilo que fez por cada um de nós.
Criámos um Livro de Condolências online e convidamos todos os que conheceram o P. José Maria Brito a deixarem uma mensagem de homenagem. Será uma forma de manter viva a sua memória e tudo aquilo que fez por cada um de nós.
O P. José Maria Brito, sj idealizou o Ponto SJ como um lugar de reflexão, de partilha e de discussão mas também como um espaço para criar comunidade. Neste momento da sua partida, são inúmeras as partilhas que nos chegam sobre as relações que foi construindo e as pessoas que foi tocando ao longo da sua vida. Com o desejo de perpetuar a sua memória, criamos agora um Livro de Condolências online. Convidamos aqueles que com ele se cruzaram a preencherem com as suas memórias e mensagens de homenagem.
Se tiver registos que gostasse de partilhar (fotografias, vídeos, escritos) pode fazê-lo para o email [email protected].
Abrimos também uma página especialcom vários informações sobre o P. José Maria Brito, sj
Que este testemunho se mantenha vivo em nós.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Refletir sobre a esperança através do olhar de quatro pessoas não crentes e um retiro online de um dia para os que querem preparar a chegada do Menino. São estas as propostas do Ponto SJ para o tempo de Advento que está quase a começar.
A exposição “Sagrada Família”, onde as obras podem ser conhecidas, está disponível para ser visitada na Igreja de S. Roque entre os dias 19 a 24 de Novembro entre as 10h e as 18h.
Será interessante recordar alguns momentos altos, e até surpreendentes, deste pontificado que evidenciaram na espiritualidade cristã uma vertente vincadamente mariana.
Quando a Igreja tiver amadurecido transição da “sociedade da honra” para a “da dignidade”, poderá assumir esta transição, não como uma infidelidade à tradição, mas como crescimento na consciência comum do exercício do ministério de anúncio.
É verdade que os discursos são uma coisa, a adesão de coração ao seu conteúdo e ao seu espírito é outra e a deliberação e a implementação, contando com as resistências que sempre se encontram no plano teórico e prático, são outra ainda.
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
Estas e outras propostas de biocracias, em que todas elas gozam de uma certa popularidade na literatura política atual, merecem ser analisadas serenamente sob um prisma democrático.
Segundo as últimas estimativas globais, são 160 milhões de crianças a trabalhar, um rácio alarmante de cerca de uma em cada dez crianças em todo o mundo. Um rácio calculado ainda antes do eclodir dos últimos conflitos armados.
No Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual, o SPC lança rubrica especial que destaca formas de vulnerabilidade, mostrando como do encontro da minha fragilidade com a dos outros nasce o nosso maior poder: o do serviço
Saibamos acercarmo-nos das pessoas em situação de pobreza desde a experiência do bem maior que é presença do Deus consolador que nos irmana. Que Ele faça de nós, neste mundo, testemunhas Suas, de uma sociedade que seja imagem do seu Reino.
A propósito da nova Conferência das Partes das Nações Unidas (COP29), que começa hoje no Azerbaijão, e onde serão tomadas decisões importantes sobre a política climática mundial, Centro Social Europeu Jesuíta lança campanha de informação.