Criámos um Livro de Condolências online e convidamos todos os que conheceram o P. José Maria Brito a deixarem uma mensagem de homenagem. Será uma forma de manter viva a sua memória e tudo aquilo que fez por cada um de nós.
Criámos um Livro de Condolências online e convidamos todos os que conheceram o P. José Maria Brito a deixarem uma mensagem de homenagem. Será uma forma de manter viva a sua memória e tudo aquilo que fez por cada um de nós.
O P. José Maria Brito, sj idealizou o Ponto SJ como um lugar de reflexão, de partilha e de discussão mas também como um espaço para criar comunidade. Neste momento da sua partida, são inúmeras as partilhas que nos chegam sobre as relações que foi construindo e as pessoas que foi tocando ao longo da sua vida. Com o desejo de perpetuar a sua memória, criamos agora um Livro de Condolências online. Convidamos aqueles que com ele se cruzaram a preencherem com as suas memórias e mensagens de homenagem.
Se tiver registos que gostasse de partilhar (fotografias, vídeos, escritos) pode fazê-lo para o email [email protected].
Abrimos também uma página especialcom vários informações sobre o P. José Maria Brito, sj
Que este testemunho se mantenha vivo em nós.
Lançamento do Ponto SJ, em fevereiro de 2018
Na Igreja de Santo António dos portugueses, em Roma, durante a viagem do Ponto SJ.
Numa entrevista ao jesuíta James Keenan, feita em conjunto com António Marujo.
Na viagem a Roma, organizada pelo Ponto SJ em 2022.
Com o P. José Frazão, o P. Francisco Martins e a Rita Carvalho, parte da equipa que esteve na origem do Ponto SJ, em 2022.
Em Roma, a participar num encontro de formação com jornalistas e comunicadores da Igreja.
Lançamento do Ponto SJ no Teatro da Comuna, em 2018
A entrevistar Viriato Soromenho Marques
Na viagem do Ponto SJ a Roma em 2022.
Na apresentação do livro do Ponto SJ, em fevereiro de 2020.
Numa iniciativa online, durante a pandemia, com Adolfo Mesquita Nunes e José Manuel Pureza.
Numa homenagem ao P. Stan Swamy, jesuíta indiano.
Numa celebração campal organizada pela Paróquia de Cascais.
Na sacristia da comunidade São Pedro Canísio, em Roma, com o P. José Frazão.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Seja o nosso ponto de apoio
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O Papa Francisco trouxe à Igreja e ao mundo uma nova perspectiva sobre a ecologia, interligando espiritualidade e ecologia. A encíclica Laudato Si’ é um marco, chamando a atenção para a crise ambiental propondo uma «conversão ecológica»
Durante os 12 anos de pontificado, o Papa foi “Companhia de Migrantes” para aqueles que são frequentemente deixados à margem, nas periferias, nas fronteiras.
É com cada um de nós, mas em particular com os jovens, que o Papa Francisco conta na tarefa da evangelização, no anúncio do Cristo ressuscitado, no rasgar de horizontes de esperança onde só a sombra parece reinar.
Na véspera do conclave, o P. Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus, destacou o legado espiritual e humano do primeiro Papa Jesuíta, numa conferência de Imprensa realizada em Roma.
O Papa Francisco foi, acima de tudo, um pastor profundamente político. Não se pode seguir Cristo e, ao mesmo tempo, ignorar os pobres, excluir migrantes, destruir a criação ou relativizar a dignidade humana.
Esta manhã, no bairro da Serafina, ultrapassou tudo o que vivi naquela semana inesquecível, onde os acontecimentos se sucederam, numa beleza e magnitude que todos reconhecem. E percebi, de modo palpável, o que significa amar sem medida.
Conversa com Austen Ivereigh, biógrafo do Papa, no Colégio São João de Brito, a 10 de abril de 2025. Uma reflexão profunda sobre o Papa Francisco, o futuro da Igreja e os desafios do nosso tempo.
Unidos a todos aqueles que colaboram na mesma missão, damos graças a Deus pelo serviço do Papa Francisco à Igreja e ao mundo, que hoje ganha uma dimensão nova, intercedendo no Céu por todos, todos, todos.
Proclamamos a todos e a cada um a sempre feliz notícia nesta Páscoa inaudita: Jesus Cristo Ressuscitou! Aleluia! Aleluia! Deus ama-te inteira e imensamente!
O melhor modo de expressarmos o mistério do Sábado Santo é no silêncio orante. Nem sequer contemplamos o sepulcro, porque também não fomos ontem a um funeral, mas contemplamos o todo da paixão e morte de Jesus no mistério da sua Páscoa.