Neste segundo episódio do Justiça Climática, conversamos com Letícia Araújo, do Movimento Laudato SI, que, em todo o mundo, tem mobilizado, inspirado e sensibilizado a comunidade católica para a necessidade de cuidar da Casa Comum e de combater as alterações climáticas. Inspirado pela encíclica que o Papa Francisco escreveu em 2015, o movimento tem procurado formar animadores locais que mobilizem as suas comunidades para a conversão integral proposta na Laudato Si.
No dia em que arranca a COP 28, Cimeira do Clima que decorre no Dubai até ao dia 12 de dezembro, esta conversa dá-nos conta do trabalho e das iniciativas que estão a decorrer em muitas comunidades católicas. Letícia lembra contudo o caminho que ainda há a percorrer, até dentro da Igreja Católica, pois muitas pessoas ainda não entendem a ligação entre a ação humana e o aquecimento do planeta, nem reconhecem que as mudanças já estão a acontecer, nomeadamente nos fenómenos extremos que decorrem em todo o mundo e que afetam principalmente os mais vulneráveis e pobres.
Para ouvir o episódio 1:
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.