Mais uma vez ecoaram na Praça de S. Pedro as palavras aguardadas por milhões de homens e mulheres espalhados pelo mundo, fiéis católicos e não só: «annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!» Temos Papa!
A Companhia de Jesus em Portugal une-se a este momento de grande alegria para toda a Igreja e saúda a eleição do Papa Leão XIV. Agradecemos a Deus que, através dos cardeais, deu à diocese de Roma um novo bispo e um pastor para a Igreja universal, e imploramos as Suas bênçãos sobre o pontificado que agora se inicia. Que o Senhor acompanhe sempre o Papa Leão XIV no exercício da sua missão, ao serviço da Igreja e do mundo.
Na linha da especial relação da Companhia de Jesus com o Romano Pontífice, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus manifesta, com alegria, a sua filial obediência ao Papa Leão XIV, oferecendo a totalidade dos seus meios e dos seus esforços para anunciar a Boa Nova de Cristo Ressuscitado, em comunhão com o sucessor de Pedro.
No ano jubilar que vivemos, a “esperança que não engana” ganhou um novo rosto com a eleição do Papa Leão XIV. Saibamos acolhê-lo de coração aberto e animados pelo sentire cum Ecclesia a que S. Inácio nos convida.
Papa Leão XIV, conte connosco, rezamos por si!
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.