Igreja e fidelidade ao Evangelho – que problemas? Que caminhos? É este o mote do encontro, organizado pelo Ponto SJ, que trará a Portugal o filósofo e teólogo Andrea Grillo para falar sobre a forma como a Igreja deve procurar novos caminhos para anunciar o Evangelho nos dias de hoje. O conceituado pensador italiano, especialista em liturgia e pastoral, estará em Lisboa, no auditório da Universidade Católica, no dia 16 de novembro, poucos dias após o fim da última assembleia do Sínodo dos Bispos em Roma, caminhada para a qual o Papa Francisco convocou toda a Igreja Católica e que já está a gerar novas formas de estar, agir e pensar nas comunidades cristãs de todo o mundo.
É com este espírito sinodal, e de participação alargada, que o Ponto SJ organiza esta conferência que pretende ser muito mais do que uma habitual palestra expositiva, desejando oferecer uma experiência de encontro e escuta eclesial onde os participantes poderão refletir, conversar e questionar. O encontro estará, por isso, dividido em quatro momentos: reflexão, escuta e encontro, diálogo e síntese. Assim, após a exposição teológica de Andrea Grillo, que dará o enquadramento teórico e espiritual ao dia, através de um retrato do que considera os desafios da tradução do Evangelho nos dias de hoje, haverá um momento de partilha e escuta.
Os grupos poderão depois colocar questões que serão aprofundadas pelo teólogo, numa terceira parte do encontro que contará com a colaboração e a intervenção do teólogo P. José Frazão Correia, jesuíta que também tem estudado estas questões.
Os participantes serão convidados a dividir-se em pequenos grupos e num ambiente de escuta e diálogo, vão poder partilhar e conversar sobre a forma como foram interpelados pela exposição e argumentação de Andrea Grillo. Os grupos poderão depois colocar questões que serão aprofundadas pelo teólogo, numa terceira parte do encontro que contará com a colaboração e a intervenção do teólogo P. José Frazão Correia, jesuíta que também tem estudado estas questões. O momento final contará com uma síntese dos trabalhos feita a partir de um olhar externo sobre a Igreja, o do jornalista João Miguel Tavares. Apesar de ser crente e de não se considerar fora do universo da Igreja, o cronista promete trazer um olhar irreverente e um sentir a partir da realidade externa.
(para visitar o site do evento clique aqui)
Neste dia de encontro, o Ponto SJ deseja poder juntar leigos, sacerdotes e religiosos de várias sensibilidades eclesiais distintas, para desencadear uma conversa, um diálogo e uma reflexão que ajude a Igreja a caminhar junta, abrindo novos caminhos de escuta, pensamento e conversação.
O evento é aberto a todos e carece de inscrição prévia que deverá ser feita online. A conferência será em italiano, com possibilidade de tradução simultânea. Os trabalhos decorrerão no auditório Cardeal Medeiros, no campus de Lisboa, da Universidade Católica, entre as 14h30 e as 19h.
Com este grande encontro, o Ponto SJ quer também inaugurar um processo que terá por base precisamente o processo sinodal posto em marcha pelo Papa Francisco e que, depois das reuniões dos bispos, precisa agora de ser apropriado e posto em prática nas comunidades cristãs, através da reflexão, da escuta, do encontro e do ensaio de caminhos novos. Assim, ao longo dos próximos meses, iremos lançar novas rubricas e iniciativas que procurarão dar voz às tensões e questões que preocupam os crentes na sua vida de fé, tentaremos aprofundar o debate teológico e algumas questões concretas, promoveremos encontros para treinar a escuta e o diálogo e procuraremos dar a conhecer alguns ensaios de caminhos novos que se estão a trilhar dentro da prática religiosa e comunitária.
Para informações e inscrições visite o SITE DO EVENTO
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.