Igreja doméstica – Uma casa para todos

Jesus ensina-nos hoje que na casa de Deus não há privilegiados, todos têm lugar. Procuremos vivê-lo pessoalmente e em família.

Jesus ensina-nos hoje que na casa de Deus não há privilegiados, todos têm lugar. Procuremos vivê-lo pessoalmente e em família.

Estando sozinho, pode fazer estas propostas convidando alguém a juntar-se a este momento através de alguma ferramenta de comunicação.

Evangelho – Domingo III Quaresma (Ano B)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

Rezar em família

A cena retratada no Evangelho de hoje é considerada usualmente uma daquelas em Jesus é mais duro. Mas, afinal, qual a razão desta zanga de Jesus. Jesus fica muito incomodado pelo Templo ter sido transformado num lugar de privilegiados em que só os “puros” podiam estar próximos de Deus. A maneira como estava organizada a venda de animais para os sacrifícios que se ofereciam tinha essa implicação.

A entrega de Jesus na cruz é por todos, não apenas por alguns.

  1. Ler o Evangelho
  2. Procurar num jornal, revista ou numa página da Internet uma notícia ou uma história de alguém que tenha sido excluído, que se tenha sentido discriminado. Ler essa história rezar por pessoas que se sintam colocadas à parte.
  3. Cada pessoa que está em casa pode também pedir perdão por alguma situação em que tenha excluído alguém e pensar se pode ter algum gesto de acolhimento para com essa pessoa. Como podemos mostrar que a nossa vida é uma “casa” aberta a todos?
  4. Em conjunto pode-se pensar num cartaz ou outro símbolo de boas vindas para colocar na entrada da casa. Neste tempo em que ainda estamos confinados pode-se pensar num outro modo de manifestar que nesta família todos são bem vindos.
  5. Pai-nosso

Disfrutar em família

Recordar este discurso e pensar que relação é que ele tem com o sonho de Jesus.

Descobrir em família

Será que em família todos nos lembramos dos 10 mandamentos. Quais são?

Aprofundar

Ler a homília do Papa Francisco na Missa de ontem em Bagdad. Um convite a viver respondendo sempre com mansidão mesmo nos momentos de dificuldade.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.