É um quiasmo, pá!

Patrick Bruel, Isaac, o Sírio e Volterra: regresso ao profeta Elias, descoberta de um “quiasmo” e, ainda, a beleza do silêncio.

Patrick Bruel, Isaac, o Sírio e Volterra: regresso ao profeta Elias, descoberta de um “quiasmo” e, ainda, a beleza do silêncio.

1. Como mel para a boca

O profeta Elias deu o seu nome a gerações de outros Elias. Patrick Bruel compôs uma canção intitulada Élie. Coincidência? Provavelmente não… ♪ ♫

 


2. Um texto bíblico

Tendo chegado ao Horeb, Elias passou a noite numa caverna, onde lhe foi dirigida a palavra do Senhor:

– Que fazes aí, Elias?»

Ele respondeu:

– Estou a arder de zelo pelo Senhor, o Deus do universo, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e assassinaram os teus profetas. Só eu escapei; mas também a mim me querem matar!

O Senhor disse-lhe então:

– Sai e mantém-te neste monte, na presença do Senhor; eis que o Senhor vai passar.

Nesse momento, passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante do Senhor; mas o Senhor não se encontrava no vento. Depois do vento, tremeu a terra. Passou o tremor de terra e ateou-se um fogo; mas nem no fogo se encontrava o Senhor. Depois do fogo, ouviu-se o som de um suave silêncio.

Ao ouvi-lo, Elias cobriu o rosto com um manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Disse-lhe, então, uma voz:

– Que fazes aqui, Elias?

Ele respondeu:

– Ardo em zelo pelo Senhor, Deus do universo, porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas. Só eu escapei; mas agora também me querem matar a mim.

O Senhor disse-lhe:

– Vai e volta pelo caminho do deserto, em direcção a Damasco e, chegando lá, hás-de ungir Hazael como rei da Síria.

Primeiro Livro dos Reis 19,9-15


3. O esclarecimento

Juan%20Antonio%20de%20Fr%C3%ADas%20y%20Escalante%20(1633-1669)%2C%20Um%20anjo%20desperta%20o%20profeta%20Elias%20(1667)%2C%20Gem%C3%A4ldegalerie%2C%20Berlim%2C%20Alemanha.
Juan Antonio de Frías y Escalante (1633-1669), Um anjo desperta o profeta Elias (1667), Gemäldegalerie, Berlim, Alemanha.

| UM SILÊNCIO CENTRAL | 

O relato do episódio de Elias no monte Horeb surpreende pelas repetições que contém. Porque é que Deus coloca a mesma questão, por duas vezes, a Elias e porque é que este responde exatamente da mesma forma, também por duas vezes?

 

Daniele%20da%20Volterra%20(1509-1566)%2C%20Elias%20no%20deserto%20(c.%201550)%2C%20colec%C3%A7%C3%A3o%20da%20fam%C3%ADlia%20Pannocchieschi%20d'Elci%2C%20Sena%2C%20It%C3%A1lia.
Daniele da Volterra (1509-1566), Elias no deserto (c. 1550), colecção da família Pannocchieschi d'Elci, Sena, Itália.

Os autores da Bíblia não tinham programas de tratamento de texto como o Word nem a possibilidade de usar negrito, itálico ou sublinhar as passagens sobre os quais desejavam atrair a nossa atenção. Orientam, no entanto, a nossa leitura estruturando, com habilidade, o seu texto.

No relato que aqui nos interessa, encontramos duas vezes a mesma sequência de eventos contada com as mesmas palavras:

  1. Elias entra (v. 9a) e sai (v. 13a) da gruta;
  2. Deus pergunta-lhe uma vez (v. 9b) e uma segunda vez (v. 13b) o que está ali a fazer;
  3. Elias dá, por duas vezes (v. 10 e v. 14), exactamente a mesma resposta;
  4. Deus dá-lhe uma ordem, no início (v. 11a), e uma missão, no fim (v. 15).

Estas duas sequências formam dois painéis que enquadram e, portanto, metem em valor a mensagem central do texto, sobre a qual os autores querem dirigir a nossa atenção: a manifestação/revelação de Deus.

 

| A RETER | 

Chamamos a este procedimento um “quiasmo” – da grego khiasmos, que significa “disposição em cruz”, proveniente da letra grega X (khi), em forma de cruz. Esta maneira de dar ênfase a uma passagem particular ajuda também à sua memorização. Assim se consegue o mesmo efeito, sem ter de utilizar negritos ou itálicos, ou pôr as letras a vermelho e a piscar! E a mensagem tem ainda o mérito de ser clara: Deus revela-se no silêncio!


4. E ainda uma palavra final…

Para terminar, a belíssima exortação ao silêncio de um bispo e asceta de Nínive, do séc. VII:

«Ama o silêncio mais que tudo. Porque ele te fará dar fruto. A língua é incapaz de o explicar. Esforcemo-nos primeiro por nos calarmos. É pelo silêncio nascerá em nós aquilo que aí nos conduzirá. Se procederes desta forma, não saberia descrever a luz que sobre ti se levantará. Grande é o homem que, na paciência dos seus membros, se habituou maravilhosamente a não estar senão no interior da sua alma.»

Isaac, o Sírio

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!

Eu contribuo


PRIXM Logo

Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.


Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.

PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.