1. Como mel para a boca
Não nos cansaremos nunca desta cena de «OSS 117 – Perdido no Rio», em que o agente especial francês, depois de uma tentativa falhada de sedução, revela a sua frustração através de um ataque desajeitado à religião judaica (cujos preceitos confunde com os do Islão). Se puder, não deixe de ver este excerto (em francês, sem legendas).
E, para evitar que lhe aconteça o mesmo que ao agente Hubert, o PRIXM deixa-lhe agora uma boa dose de sólida tradição judaica! Bom proveito!
2. Um texto bíblico
O Senhor disse a Moisés:
“- Anuncia aos filhos de Israel que ao décimo-quinto dia do sétimo mês, celebrar-se-á a Festa das Tendas, durante sete dias, em honra do Senhor. […]
A partir do décimo-quinto dia do sétimo mês quando tiveres terminado as colheitas, celebrarás as festas do Senhor durante sete dias.
O primeiro dia será um sabbath, tal como o oitavo dia, o quer dizer repouso.No primeiro dia colherás o fruto da árvore mais bela, ramos de palmeiras, de árvores frondosas e de salgueiros e regozijar-te-ás perante o Senhor, teu Deus.
Celebrarás a festa do Senhor durante sete dias, todos os anos.
Esta é uma lei eterna para as tuas gerações – todos celebrarão a festa no sétimo mês.
Viverás durante sete dias em tendas – todos os homens de Israel ficarão em tendas – para que os teus descendentes saibam que os filhos de Israel ficaram em tendas quando os levei do Egipto.
Sou o Senhor vosso Deus.”
Assim falou Moisés aos filhos de Israel sobre as festas do Senhor. (Lv 23,32-34.39-44)
3. O esclarecimento
| A festa de Souccoth |
Este domingo, 13 de outubro, marca o início da “festa das tendas” para os judeus. Esta festa de Souccoth é a mais alegre e a mais simbólica festa de outono: é a festa das colheitas. Souccoth significa literalmente “cabanas, choupanas”. Uma Souccoth é uma casa provisória que deve ser destruída ao fim de um ano.
Cada ano, os judeus fiéis constroem uma nova cabana com ramos de palmeiras, murta, cedro e salgueiro, na qual dormem e tomam as refeições durante uma semana. Esta cabana deve obrigatoriamente ser construída ao ar livre e não sob um abrigo. Em Jerusalém, vemos centenas de cabanas floridas pelas ruas, nos terraços, nas varandas ou nos telhados.
| Significado : a abundância no deserto |
Esta festa revela traços essenciais do Judaísmo: permite mergulhar no coração da experiência dos seus antepassados judeus, salvos por Deus no deserto. Ao dormirem numa cabana, olhando para o céu e para as estrelas, os judeus relembram e alegram-se por esse tempo abençoado, em que Deus caminhou fielmente com o Seu povo no deserto.
Morar numa cabana durante uma semana coloca-nos ainda mais facilmente face à questão da precariedade da nossa vida. De uma maneira muito mais contundente do que qualquer discurso… e é assim que o povo crente é levado a redescobrir a alegria simples de viver debaixo do céu, sob a bondade divina.
Agora a questão que toda a gente se coloca: porque é que os Judeus vivem numa cabana de madeira durante uma semana? Se lerem bem, a resposta encontra-se no texto bíblico:
- Em primeiro lugar porque Deus assim lhes ordena. Parece um argumento fraco, mas é, na verdade, o mais perfeito: Deus fala e o povo obedece (literalmente, escuta com atenção… para pôr em prática, subentenda-se!)
- Para além disso, porque ordens divinas são raramente destituídas de sentido. Dormir numa cabana modesta pretende relembrar os quarenta anos passados no deserto pelo povo eleito. O crente sai do conforto da sua vida quotidiana e volta a desfrutar de uma vida simples. Assim, lembra-se de que faz parte do resto das coisas criadas, e que nem tudo depende dele… Numa cabana singela, recorda e repete a experiência dos seus pais: estar no deserto, sem nada, tendo Deus como única segurança!
4. Uma palavra final
Fazer memória da salvação realizada por Deus, no passado, e reconhecer a bênção do presente é assegurar ao crente que Deus o salvará de novo no futuro, até à Bênção final. Todas as noites, o sacerdote pede a Deus que Ele seja a souccah do seu povo:
Deixa-nos repousar em paz, Senhor nosso Deus. E faz que nos levantemos de novo, ó nosso Rei, vivos e na tua paz. Estende sobre nós a souccah da tua paz e dá-nos a alegria em tua presença. Salva-nos depressa, em honra do teu Nome. Defende-nos e afasta-nos de Satanás; e esconde-nos à sombra das tuas asas, porque Tu és um rei Bom e Misericordioso.
(Suplemento do Cahier Évangile 86, “As festas judaicas”, 49-50)
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
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PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.